Gaudium news > Diocese de Jaboticabal (SP) comemora 90 anos

Diocese de Jaboticabal (SP) comemora 90 anos

Jaboticabal – São Paulo (Terça-feira, 22-01-2019, Gaudium Press) Situada no interior paulista, a Diocese de Jaboticabal comemora em 2019 seus 90 anos de criação com uma extensa programação festiva e religiosa.

Diocese de Jaboticabal (SP) comemora 90 anos.png

“Tendo sido promulgada a celebração dos 90 anos de criação e instalação canônica de nossa amada Diocese de Jaboticabal, louvamos e bendizemos a Deus que, em sua bondade, nos escolheu como Igreja Viva e nos constituiu diocese, para que, aqui entre nós e pelo nosso testemunho, o seu Reino se manifeste e floresça”, destaca o folder da festa pelas nove décadas do bispado.

A criação da diocese será homenageada no dia 25 de janeiro, às 19h30, quando haverá a Solene Celebração Eucarística, na Catedral diocesana, além da instituição de candidatos ao diaconato permanente nos ministérios de leitor e acólito.

No dia 11 de maio, às 9h, ocorrerá a peregrinação diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Na ocasião, a cerimônia será presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal. Vale ressaltar que cada paróquia do território diocesano promoverá sua romaria com, pelo menos, um ônibus.

Na mesma data, acontecerá o envio e entronização das imagens de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da diocese, com missa presidida por Dom Eduardo, na sede de cada forania, com a participação dos padres e da população católica do município. Também haverá a imposição do escapulário, bênção e envio das imagens às paróquias onde serão entronizadas.

O Tríduo Preparatório à Festa de Nossa Senhora do Carmo, com celebração em todas as paróquias de Jaboticabal, será realizado entre os dias 12 e 14 de julho. No dia 15, os fiéis serão convidados para a Solene Celebração das Vésperas da Padroeira em todas as igrejas da diocese.

Já a Solene Novena em honra a Virgem do Carmo, na Sé Catedral, está programada para ocorrer entre 7 e 15 de julho, sempre às 19h.

Por fim, em 16 de julho, às 19h30, haverá as solenidades dedicadas a Nossa Senhora do Carmo e aos 90 anos de instalação canônica da Diocese de Jaboticabal. Neste dia, a Solene Concelebração Eucarística terá lugar no Ginásio de Esportes Alberto Botino, presidida por Dom Eduardo, e contará ainda com a ordenação de candidatos ao diaconato permanente e o lançamento do Brasonário (coleção de brasões) do bispado paulista.

Em nota publicada no jornal diocesano “O Ascensor”, Dom Eduardo Pinheiro declara que os eventos deste ano Jubilar “visam intensificar nossa vocação missionária, impulsionando ainda mais nosso projeto ‘Setorizar para Evangelizar'”.

“Além disto, retomaremos a formação da fé dos leigos e leigas da diocese através do Curso de Teologia para os Leigos. Precisamos amadurecer na fé, crescer no amor a Cristo e a Igreja, servir melhor ao Reino de Deus. Aproveitemos desta oportunidade para mergulharmos no estudo da Sagrada Teologia. E depois, fazê-la frutificar na vida pessoal, comunitária e social”, ressalta.

O prelado também acrescenta que “são muitos os bons motivos para celebrarmos com entusiasmo este tempo de graça; este novo ano que se inicia. Estejamos com os corações unidos num só louvor de agradecimento a Deus”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Jaboticabal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas