Gaudium news > Antes de viajar, Papa envia mensagem de preparação para a JMJ-2019

Antes de viajar, Papa envia mensagem de preparação para a JMJ-2019

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-01-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco enviou uma mensagem de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá, (22 a 27 de Janeiro) através do YouTube e propõe uma “revolução do serviço”.

Serviço a Deus e ao Próximo

Em novembro o Vaticano já divulgava palavras do Papa afirmando que “A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo”.

Francisco afirma que há muitos jovens que no final de um período de estudos, mostram “desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem”. E diz que “Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os “poderes fortes” desta terra: a “revolução” do serviço”.

Como o Papa dirige-se a participantes da 34ª edição da JMJ, que tem como tema ‘Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra’, ele destaca que a “resposta da Virgem Maria ao chamamento de Deus” foi um Sim ao serviço de Deus:

“As suas palavras são um “sim” audaz e generoso; o sim de quem compreendeu o segredo da vocação: sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros”, sublinha.

O Vaticano destaca que esta foi a primeira vez que a mensagem pontifícia para a JMJ é publicada “principalmente” em formato de vídeo.

E assim foi feito “para que possa chegar ao maior número possível de jovens e responder ao seu desejo, manifestado por ocasião do recente processo sinodal, de comunicar com a Igreja através de formas mais próximas da sua linguagem”.

Mensagem e textos, ligados a Maria

A mensagem conclui um ciclo de três textos que o Papa apresentou aos jovens, no caminho para a JMJ 2019.

“Queridos jovens, tende a coragem de entrar, cada um, no próprio interior e perguntar a Deus: Que quereis de mim? Deixai que o Senhor vos fale, e vereis a vossa vida transformar-se e encher-se de alegria”.

“As propostas de Deus para nós, como a que fez a Maria, não são para apagar sonhos mas para acender desejos; para fazer com que a nossa vida dê fruto, faça desabrochar muitos sorrisos e alegre muitos corações. Responder afirmativamente a Deus é o primeiro passo para ser feliz e tornar felizes muitas pessoas”, afirma Francisco.

O Papa sustenta que, para colocar-se ao serviço dos outros, não basta estar “pronto para a ação”, mas é preciso também “entrar em diálogo com Deus”.

“A partir deste relacionamento com Deus no silêncio do coração, descobrimos a nossa identidade e a vocação a que nos chama o Senhor; a vocação pode expressar-se em várias formas: no matrimónio, na vida consagrada, no sacerdócio”, diz o Pontífice.
Francisco diz aos jovens que Maria foi uma “mulher feliz”, porque foi “generosa com Deus”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas