Gaudium news > Agenda do Papa na JMJ divulgada pelo Vaticano

Agenda do Papa na JMJ divulgada pelo Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta-feia, 23-01-2019, Gaudium Press) Para presidir os momentos de destaque da 34ª Jornada Mundial da Juventude, de 22 a 27 de janeiro, o Papa Francisco chega ao Panamá nesta quarta-feira.

Agenda do Papa na JMJ divulgada pelo Vaticano.jpg

Como se sabe, as JMJ nasceram de uma iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido por ele em Roma, em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude.

Rapidamente as Jornadas tornaram-se um gigantesco acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Agenda do Papa na JMJ-2019

Hoje Francisco desloca-se até a América Central percorrendo um total de, só em viagens, por volta de 20 mil quilômetros e cerca de 24 horas de vôo.

O Vaticano divulgou o programa da participação do Papa Francisco na JMJ-2019, no Panamá.

De acordo com a Santa Sé, a viagem apostólica internacional de Francisco começa hoje, 23/01, no aeroporto de Fiumicino, em Roma.

A chegada de Francisco ao aeroporto internacional de Tocumen, no Panamá, está prevista para as 16h30 (hora local) depois de quase 13 horas de voo, numa extensão de 9500 quilômetros.

No Panamá, após a recepção pelas autoridades oficiais e pela população, o Papa recolhe-se na Nunciatura Apostólica para um descanso após a longa viagem.

Quinta-feira, 24 de janeiro

No dia 24 de janeiro, uma quinta-feira, a partir das 9h45 locais, tem lugar a cerimônia oficial de boas vindas, no Palácio das Garças, a residência do Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela.

Em seguida, o Pontífice segue para o Palácio Bolívar, sede do Ministério das Relações Exteriores, para um encontro com as demais autoridades nacionais, membros do corpo diplomático credenciado no Panamá e com representantes da sociedade civil.

Nesta ocasião o Papa fará seu primeiro discurso no Panamá e, logo em seguida, segue para a igreja de São Francisco de Assis onde, ainda pela manhã, reúne-se com o episcopado panamenho.

De acordo com o programa da visita de Francisco ao Panamá distribuído pelo Vaticano, o Papa retoma sua agenda às 17h30, com a cerimônia de abertura da 34.ª Jornada Mundial da Juventude, no Campo Santa Maria la Antigua, em Cinta Costera, no litoral do país, onde deverão ser realizados os principais eventos da JMJ 2019.

Ainda neste mesmo local, o Papa fará um novo discurso. Uma ocasião que servirá também como um acolhimento de Francisco, feito pelos jovens.

Sexta-feira, 25 de janeiro

Na sexta-feira, dia 25 de janeiro, a agenda do Pontífice inicia-se às 10h30 com um momento de oração, uma celebração penitencial, com jovens internos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora, que fica a cerca de 50 quilômetros da Cidade do Panamá.

Ainda na quinta-feira, Francisco retorna de helicóptero à Nunciatura Apostólica, mas, já às 17h30 estará no Campo Santa Marta la Antigua, em Cinta Costera, onde reza uma Via-Sacra com os jovens, terminando a agenda do dia com um pronunciamento dirigido a todos os participantes.

Sábado, 26 de janeiro

A Agenda Papal reserva para o dia de sábado vários momentos de oração e confraternização, destacando-se a celebração da dedicação do altar da Catedral-Basílica de Santa Maria la Antigua, pela parte da manhã.

A cerimônia será em conjunto com sacerdotes, consagrados e movimentos leigos. Em seguida haverá um almoço com jovens no Seminário Maior São José, ao meio dia.

O sábado termina com o Papa participando de uma vigília com os jovens no Campo São João Paulo II, em Metro Park, que culminará com uma nova mensagem do Papa.

Domingo, 27 de janeiro

O último dia de Francisco no Panamá, domingo, 27 de janeiro, começa com uma Eucaristia de encerramento da JMJ 2019, às 8h45 no Metro Park.

Às 10h45, Francisco visita a “Casa Lar do Bom Samaritano”, pronunciando algumas breves palavras.

Às 16h30, no Estádio Rommel Fernández, será a vez de o Papa encontrar-se com o corpo de voluntários que prestaram serviço de apoio durante a JMJ.

Será essa a ocasião em que Francisco pronuncia suas últimas palavras públicas de Francisco antes do regresso a Roma.

Antecedida por uma breve cerimônia de despedida, às 18h15 o Papa Francisco inicia sua viagem de regresso ao Vaticano com o voo partindo do Aeroporto Internacional do Panamá.

De acordo com as previsões da Santa Sé, o avião que conduzira de regresso o Pontífice deverá pousar no aeroporto Ciampino, em Roma, por volta das 11h50 locais, na segunda-feira, 28 de janeiro. (JSG)

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas