Gaudium news > Divulgada Mensagem do Papa Francisco pela 53ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais

Divulgada Mensagem do Papa Francisco pela 53ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-01-2019, Gaudium Press) Seguindo a tradição, que ocorre sempre na memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, nesta quinta-feira, 24 de janeiro, foi divulgada a Mensagem do Papa Francisco por ocasião da 53ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

Divulgada Mensagem do Papa Francisco pela 53ª Jornada Mundial das Comunicac?o?es Sociais.jpg

A Jornada Mundial das Comunicações Sociais convida à reflexão sobre os desafios do contexto comunicativo atual, e o desejo do ser humano que não quer permanecer em sua própria solidão. O tema do evento deste ano, que será celebrado no dia 02 de junho, é: “‘Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

A mensagem está dividida em três eixos centrais: as metáforas da ‘rede’ e da ‘comunidade’; somos membros uns dos outros; e do ‘like’ ao ‘amém’. Segundo o documento, a rede “constitui uma ocasião para favorecer o encontro com os demais”, mas também pode “potencializar nosso autoisolamento, como uma teia de aranha”.

“Os jovens são os mais expostos a ilusão de pensar que as redes sociais satisfazem completamente no plano relacional; se chega assim ao perigoso fenômeno dos jovens que se convertem em ‘ermitãos sociais’, com o consequente risco de afastar-se completamente da sociedade”, advertiu o Pontífice.

Diante deste cenário “pode ser útil voltar a refletir sobre a metáfora da ‘rede’ que foi proposta no princípio como fundamento da internet, para redescobrir suas potencialidades positivas”.

“A figura da rede nos convida a refletir sobre a multiplicidade de rotas e nós, que asseguram sua resistência sem que haja um centro, uma estrutura de tipo hierárquico, uma organização de tipo vertical. A rede funciona graças a coparticipação de todos os elementos”, ressalta o Papa.

Francisco também diz que tal metáfora da rede, chega à dimensão antropológica que recorda a figura da comunidade: “Quanto mais coesa e solidária é uma comunidade, quanto mais está animada por sentimentos de confiança e persegue objetivos compartilhados, maior é sua força”.

No documento, o Vigário de Cristo se refere também à capacidade de comunicação das pessoas, assinalando que ela tem seu fundamento “na comunhão de amor entre as Pessoas divinas”.

“Deus não é solidão, mas comunhão; é amor, e, por isso, comunicação, porque o amor sempre comunica, e mais, se comunica a si mesmo para encontrar ao outro. Para comunicar conosco e para se comunicar a nós, Deus se adapta à nossa linguagem, estabelecendo na história um verdadeiro diálogo com a humanidade”, explica.

Concluindo sua mensagem, o Papa destaca que o uso das redes sociais é complementar ao encontro face a face. “Se se une à rede como prolongação ou como espera desse encontro, então não se trai a si mesmo e segue sendo um recurso para a comunhão”, sublinha. “Podemos passar assim do diagnóstico ao tratamento: abrindo o caminho ao diálogo, ao encontro, ao sorriso, à carícia… Esta é a rede que queremos. Uma rede feita não para capturar, mas para libertar, para custodiar uma comunhão de pessoas livres”, acrescenta. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas