Gaudium news > CNBB e Ministério da Saúde lançam campanha de incentivo para diagnóstico da Aids

CNBB e Ministério da Saúde lançam campanha de incentivo para diagnóstico da Aids

Brasília (Quinta, 22-10-2009, Gaudium Press) Começa hoje (22), uma parceria inédita entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Governo brasileiro: a Igreja Católica se une ao ministério da Saúde para lançar a “Campanha pelo diagnóstico precoce da HIV e da Sífilis”, informou a CNBB.

A cerimônia de lançamento em todo o país acontece hoje, às 14h, no prédio do Ministério da Saúde, em Brasília. O ministro José Gomes Temporão, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa e o bispo referencial da Pastoral da Aids, dom Eugênio Rixen, estarão presentes durante a cerimônia.

A campanha já está em fase experimental em cinco cidades: Porto Alegre, João Pessoa, Fortaleza, Curitiba e Manaus. Segundo o assessor nacional da Pastoral da Aids no Brasil, frei Luís Carlos Lunardi, “agora chegou a hora de ampliarmos a campanha para todo o Brasil”.

“A Igreja informa a população sobre a epidemia e incentiva as pessoas a procurarem os serviços de saúde para a testagem. As pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas a continuar com o cuidado. Quem tiver o exame positivo será encaminhado para o acompanhamento”, afirmou o religioso.

A ideia da parceria surgiu durante o 6º Seminário de Prevenção ao HIV, promovido pela Pastoral da Aids, em outubro de 2008 que, na época, sugeriu ao departamento de Aids que ampliasse a campanha de testagem.

O ministério da Saúde, por sua vez, procurou a CNBB para que auxiliasse a divulgação da necessidade de se fazer o teste. Após várias reuniões para elaborar a campanha, foi decidido fazer uma experiência piloto em cinco cidades.
Durante a campanha, a Igreja Católica pretende mobilizar suas pastorais e movimentos religiosos, além da rede de saúde e meios de comunicação para sensibilizar os fiéis sobre a importância da testagem para o vírus HIV.

Na cidade de Porto Alegre, por exemplo, a escolha da metrópole gaúcha não foi gratuita. Além da sede nacional da Pastoral de DST/Aids se localizar na cidade, freis capuchinhos ainda mantêm a Casa Fonte Colombo, dedicada à prevenção a Aids e assistência aos portadores do vírus.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas