Gaudium news > Junta médica do Vaticano aprova possível milagre do Venerável Cardeal Stefan Wyszynski

Junta médica do Vaticano aprova possível milagre do Venerável Cardeal Stefan Wyszynski

Polônia – Varsóvia (Segunda-feira, 28-01-2019, Gaudium Press) O vice-postulador do processo de Beatificação do Cardeal Stefan Wyszynski, Padre Gabriel Bartoszewski, informou à agência polonesa KAI que a junta médico da Congregação para as Causas dos Santos aprovou em uma reunião de 29 de novembro de 2018 um possível milagre atribuído à intercessão do Venerável Cardeal.

Junta me?dica do Vaticano aprova possi?vel milagre do Venera?vel Cardeal Stefan Wyszynski.jpg

O conselho médico analisou a cura de uma menina após ter pedido a Deus o milagre através da intercessão do Cardeal Wyszynski, exemplo para São João Paulo II durante seu apostolado na Polônia, e chegou à conclusão de que se trata de um fato inexplicável por causas naturais. “A decisão abriu o caminho para um maior trabalho final sobre o processo. Agora estamos esperando a próxima comissão, um comitê de consultores de teólogos, cuja tarefa é determinar se a cura dessa menina estava relacionada com a oração através do Servo de Deus”, expôs o Padre Bartoszewski. “Isto ocorrerá em pouco tempo”.

O religioso indicou que em um lapso de dois ou três meses depois da eventual aprovação do comitê de teólogos, “haverá uma reunião de Cardeais e Bispos, que já emitirá um veredito final para aprovar a cura”. Este relatório será apresentado ao Pontífice, que tem a autoridade de certificar o milagre. “Isto significa o final do processo. Portanto, a forma direta da Beatificação está aberta”, acrescentou.

O Venerável Cardeal Stefan Wyszynski nasceu em Zuzela, Polônia, em 1901, crescendo durante a opressão do Império Russo e formando-se no Seminário de Wloclawek. Foi ordenado sacerdote em 1924, após o qual levou estudos de doutorado em Direito Canônico e Ciências Sociais na Universidade Católica de Lublin. Era professor no Seminário quando estalou a Segunda Guerra Mundial, servindo como capelão de um hospital da resistência. Após o término da guerra, retornou ao Seminário para realizar sua restauração, sendo nomeado Reitor do mesmo.

Junta me?dica do Vaticano aprova possi?vel milagre do Venera?vel Cardeal Stefan Wyszynski 2.jpg

No dia 25 de março de 1946, o Papa Pio XII o nomeou Bispo de Lublin e após a morte do Cardeal Hlond o sucedeu na sede da Arquidiocese Metropolitana de Gniezno e Varsóvia no dia 12 de novembro de 1948. Neste cargo prestou um notável serviço à Igreja sob a opressão comunista, jogando um importante papel na defesa da liberdade religiosa. Em 1953 foi preso por seu apoio à resistência polonesa e permaneceu em prisão domiciliar durante três anos em vários povoados. O Papa São João Paulo II expressou que não havia chegado até o Pontificado sem ter contado com o exemplo de Fé e Esperança do purpurado.

O Cardeal Wyszynski preparou a transcendental visita de São João Paulo II à Polônia em 1979 e no dia 13 de maio de 1981, ao ter notícia da tentativa de assassinato do Pontífice, ofereceu a Deus sua vida no lugar da do Papa. Em 28 de maio de 1981 faleceu por conta de um câncer abdominal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas