Gaudium news > Na Audiência Geral, Papa recorda JMJ Panamá-2019

Na Audiência Geral, Papa recorda JMJ Panamá-2019

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-01-2019, Gaudium PressA Audiência Geral desta quarta-feira, 30/01, foi realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Na Audiência Geral, Papa recorda JMJ PANAMÁ-2019.jpg

Na já habitual catequese o Papa referiu-se a sua recente Viagem Apostólica ao Panamá, convidando os fiéis a darem graças a Deus, junto com ele, “por esta graça” que o Senhor “quis doar à Igreja e ao povo daquele amado país”.

Francisco agradeceu o acolhimento caloroso e familiar das autoridades panamenhas, dos voluntários e das pessoas que corriam para saudá-lo “com grande fé e entusiasmo”.

Ele recordou-se dos pais e mães que erguiam as crianças parecendo dizer:
“Eis o meu orgulho, eis o meu futuro! Quanta dignidade nesse gesto, e quanto é eloquente para o inverno demográfico que estamos vivendo na Europa”, comentou.

JMJ Panamá – 2019

O Pontífice explicou que “o motivo dessa viagem foi a Jornada Mundial da Juventude. Todavia, nos encontros com os jovens se realizaram outros ligados à realidade do país: com as autoridades, bispos, jovens detentos, consagrados e uma casa-família. Tudo foi contagiado e amalgamado pela presença alegre dos jovens: uma festa para eles e uma festa para o Panamá, e também para toda a América Central, marcada por várias situações e necessitada de esperança e paz.”

Francisco ainda se lembra que “com a chegada de grupos de várias partes do mundo, formou-se uma grande sinfonia de rostos e línguas, típica desse evento. Ver todas as bandeiras desfilarem juntas, dançando nas mãos dos jovens alegres de se encontrar é um sinal profético” e que foi “também um de que os jovens cristãos são fermento de paz no mundo”.

Maria na JMJ

Para Francisco, esta JMJ teve uma forte impressão mariana, a começar por seu tema: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

E para o Papa foi também forte ouvir as palavras dos representantes dos jovens dos cinco continentes e vê-las transparecer em seus rostos. Segundo ele, enquanto houver novas gerações capazes de dizer “eis-me aqui” a Deus, haverá um futuro para o mundo.

Presos, doentes e bispos

Francisco recordou também aos presentes a Liturgia Penitencial com os jovens reclusos no Centro Correcional de Menores e a visita ao Lar do Bom Samaritano que acolhe portadores de Aids.

Em suas memórias da JMJ, o Papa falou também da Vigília e da missa com os jovens, ressaltando que na celebração eucarística “fez um apelo à responsabilidade dos adultos para que não faltem às novas gerações educação, trabalho, comunidade e família”.

Francisco encontrou-se também com os bispos da América Central. Para ele este foi um momento de consolo quando foi recordado Dom Oscar Romero e seu lema “sentir com a Igreja”, que era o seu lema episcopal.

Desejo de jovens missionários

Segundo Francisco, foi de forte valor simbólico a consagração do altar da Igreja de Santa Maria La Antigua que acaba de ser restaurada: “Um sinal da beleza reencontrada, para a glória de Deus, para a fé e a festa do seu povo”, disse o Papa.

Seu desejo final foi de “Que a família da Igreja no Panamá e no mundo inteiro possa obter do Espírito Santo sempre nova fecundidade, para que continue e se difunda na terra a peregrinação dos jovens discípulos missionários de Jesus Cristo”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas