Gaudium news > Festa de Nossa Senhora da Luz anima fiéis em Salvador

Festa de Nossa Senhora da Luz anima fiéis em Salvador

Salvador – Bahia (Quarta-feira, 30-01-2019, Gaudium Press) Criada em 1960, a Paróquia Nossa Senhora da Luz, situada no bairro da Pituba, em Salvador, celebra a festa de sua padroeira. Inspirado no tema “Nos caminhos de Maria: encontro com Cristo e testemunho na missão”, o novenário, que teve início no dia 24 de janeiro, segue até 1º de fevereiro, sempre às 19h30, na Matriz.

Festa de Nossa Senhora da Luz anima fiéis em Salvador

No dia 2 de fevereiro, ponto mais alto da festa, as homenagens terão início às 4h30, com a recitação do Terço (mistérios Gozosos) na praia, seguida da primeira Missa, às 5h, na Colônia dos Pescadores.

Depois, às 7h, haverá a Oração das Laudes, na Matriz, e às 8h, recitação dos mistérios Luminosos do Terço. A segunda celebração eucarística do dia está marcada para às 9h, e será dedicada as almas dos fiéis já falecidos na comunidade.

Após a recitação do Terço (mistérios Dolorosos), às 10h, ocorrerá a Hora Santa Vocacional, às 11h, e a terceira Celebração Eucarística, às 12h. Mais tarde, às 15h, serão recitados os mistérios Gloriosos.

Às 17h, a igreja celebrará a Missa com as crianças da catequese infantil e dos coroinhas.

O encerramento dos festejos contará com a Missa Solene, às 19h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, seguida da bênção das velas.

Conforme relatos, em 1580 (ano em que a igreja recebeu o nome de Nossa Senhora da Luz), uma menina de aparentemente 12 anos, enquanto apanhava alguns gravetos para cozinhar, viu surgir entre a mata e a areia a figura de uma mulher que, envolta de um manancial de , segurava um menino com o braço esquerdo e uma vela na mão direita.

Passado algum tempo, a menina de então, já adulta, avistou na casa do capitão Felipe Correa uma imagem de Nossa Senhora da Luz, trazida de Portugal, e logo, reconheceu ser a mesma que tinha visto ou imaginado na fonte.

Proprietário da Fazenda Pituba, o latifundiário e capitão Felipe Correa organizou por volta dos anos 1600 a construção da capela de taipa, no lugar que hoje seria entre as ruas Minas Gerais e Otávio Mangabeira. Nela, colocaram a imagem trazida de Portugal, feita de talha de madeira, medindo 53 centímetros, com o pedestal e atualmente conservada na igreja local.

Durante os anos de 1610 a 1642, o artista e religioso do Mosteiro de São Bento, Frei Agostinho da Piedade, fez para a capela uma imagem de Nossa Senhora da Luz, de barro cozido e policromado. Até hoje, é considerada uma relíquia preciosa, que chegou a ser restaurada em 1949.

No ano de 1955, o então Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Augusto Álvaro da Silva, inaugurou a igreja, fazendo-a matriz da futura paróquia a ser criada.

Por decreto assinado em 9 de julho de 1960, o purpurado criou a Paróquia Nossa Senhora da Luz, entregando-a aos cuidados espirituais da Ordem Mercedária de Nossa Senhora das Mercês. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas