Gaudium news > Diocese de São João del-Rei (MG) prepara posse de seu novo bispo

Diocese de São João del-Rei (MG) prepara posse de seu novo bispo

São João Del-Rei – Minas Gerais (Quarta-feira, 30-01-2019, Gaudium Press) O novo bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, tomará posse em 2 de fevereiro próximo. A solenidade acontecerá às 16h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida da Concelebração Eucarística no Largo do Rosário.

Diocese de São João del-Rei (MG) prepara posse de seu novo bispo

Na programação festiva do dia, Dom José será acolhido pela comunidade e beijará a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sinal de sua entrega à Igreja de São João del-Rei. Este momento acontecerá no interior da Catedral, e de lá, o religioso se dirigirá à capela, onde permanecerá por alguns instantes em adoração ao Santíssimo Sacramento e veneração a Imagem de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese.

Já no interior da Catedral, haverá a leitura da Bula Pontifícia, a entrega do báculo e a apresentação da Cátedra (cadeira de onde presidirá a diocese) à Dom José Eudes, quando ocorrerá a saudação ao empossado. Do templo, todos sairão em procissão para o Largo do Rosário, no qual o recém empossado presidirá uma cerimônia, que deverá contar com a presença de milhares de pessoas.

A expectativa de Dom José Eudes para sua nova jornada é a de contribuir com o crescimento do bispado, indo “com o coração e os braços abertos”. “Estou indo para servir. Para ser um Pastor que caminha junto e se interessa pelas angústias de seus filhos e quer o bem do outro”, revelou.

O prelado também não esconde o desejo de conhecer a realidade da Diocese de São João del-Rei. “Pretendo dar continuidade aos trabalhos existentes nesta bela diocese, sobretudo pelos bispos que por lá passaram. Minha expectativa é poder caminhar junto com os padres, diáconos, seminaristas e principalmente os leigos e leigas, que são um grande suporte e ajudam na caminhada de toda a nossa Igreja. Pretendo ser um pastor que caminha junto com seu rebanho”, destacou.

Diocese de São João del-Rei (MG) prepara posse de seu novo bispo

Oriundo do município mineiro de Barbacena, foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. No dia 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, recebendo sua sagração episcopal em 15 de setembro e tomando posse na Diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012.

No dia 12 de dezembro de 2018, Dom José Eudes foi nomeado bispo para a Diocese de São João del-Rei, que estava vacante desde janeiro do ano passado. Seu lema episcopal é “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas