Gaudium news > Santuário de Jesus Crucificado, em Itaboraí (RJ), realiza 51ª vigília de 24h de oração

Santuário de Jesus Crucificado, em Itaboraí (RJ), realiza 51ª vigília de 24h de oração

Itaboraí – Rio de Janeiro (Quinta-feira, 31-01-2019, Gaudium Press) Desde 1968, o Santuário Arquidiocesano de Jesus Crucificado, em Itaboraí, celebra a sua vigília de 24h de oração. Neste ano, a 51ª edição aconteceu entre os dias 25 e 26 de janeiro.

Santuário de Jesus Crucificado, em Itaboraí (RJ), realiza 51ª vigília de 24h de oração

A celebração teve como tema “Vivamos por Ele” (1Jo 4,9) e a missa de abertura foi presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que no final, expôs o Santíssimo Sacramento adorado durante toda a vigília.

Durante toda a vigília, os padres Passionistas, que possuem o zelo pastoral do Santuário, se revezaram para atender às confissões.

Mais de 20 romarias foram registradas pela equipe do Santuário, provenientes de diversas regiões do estado e de outros estados, como a tradicional romaria de Ouro Branco, em Minas Gerais.

História

No início de 1650, em Macacú, a cinco quilômetros de Porto das Caixas (uma das províncias mais importante do Rio de Janeiro no século XVI. Seu nome originou a partir do envio dessas mercadorias em “caixas”, embarcadas no porto), a pedido da população, uma pequena comunidade de Franciscanos se instalou em uma residência erigida no ano anterior.

Em seguida, houve a construção de um convento para abrigar de 25 a 30 frades, sendo inaugurado em 4 de fevereiro de 1670. A igreja anexa possuía três altares: o altar mor com a imagem do padroeiro, São Boaventura, e dois laterais: um dedicado a imagem de Nossa Senhora da Conceição e outro a São Francisco.

A imagem

Sob responsabilidade dos Franciscanos, a imagem de Jesus Crucificado de Porto das Caixas ficou guardada em Macacú durante cerca de dois séculos. Passados alguns anos, em torno de 1850, foi conduzida em procissão para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que é o santuário atual.

Desde 1670 venerada no convento dos Franciscanos, a imagem de Jesus Crucificado de Porto das Caixas mede cerca de 1,30 metros em uma cruz de dois metros.

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Niterói e Paraclitus

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas