Gaudium news > O que encontrará o Papa em sua próxima viagem?

O que encontrará o Papa em sua próxima viagem?

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 31-01-2019, Gaudium Press) Em meados de dezembro do ano passado, a Sala de Imprensa do Vaticano anunciou a viagem do Papa aos Emirados Árabes Unidos com sua programação oficial já prevista.

Papa visita Emirados Árabes Unidos1.jpg

A primeira visita de um Papa àquele país muçulmano deverá ocorrer entre os dias 3 e 5 de fevereiro e tem como lema: “Fazei de mim um instrumento da vossa paz”.

Emirados Árabes Unidos

Este pequeno país localizado na península arábica tem uma população grossamente muçulmana sunita.

Seus pouco mais de 9 milhões de habitantes vivem em um dos centros financeiros do mundo onde a renda per capita é das mais elevadas do planeta. Sua economia se sustenta na produção e exportação de petróleo.

As principais cidades são Abu Dhabi e Dubai que, atualmente, além do destaque econômico é referência também de desenvolvimento urbano.

As religiões no Emirado

De acordo com relatórios divulgados por organismos católicos, 76,7% dos cidadãos dos Emirados Árabes Unidos são muçulmanos. Existem lá minorias hindus, budistas e cristãs. As leis do país permitem uma liberdade religiosa que poderia ser chamada de relativa. 

Os cristãos formam uma parcela que chega a 12,4% da população. Desse contingente cristão, o número de católicos chega à casa das 800 mil almas. Uma comunidade composta por imigrantes que, embora pequena, é muito ativa.

A liberdade religiosa ali é relativa, pois, embora o Estado afirme publicamente seu compromisso com a liberdade religiosa individual, há ainda muito que caminhar na facilidade de ostentação pública da Fé.

A legislação do país tem suas fontes e bases na Sharia, ou seja, na Lei Islâmica que proíbe a conversão dos muçulmanos a outra religião.

Nos Emirados, só os muçulmanos têm direito de promover suas crenças e fazer proselitismo. Por isso mesmo é que, apesar de ser permitido pela legislação a construção de igrejas, elas não podem ter nenhum símbolo religioso no seu exterior que as possa identificar.

É verdade que o governo islâmico criou leis que proíbem e perseguem os ataques por motivo de religião e também penalizam o ódio religioso e o extremismo, mas, uma igreja católica, por exemplo, não pode ter nenhuma cruz e nem mesmo pode ter campanários.

Agenda Pontifícia nos Emirados Árabes Unidos

O avião que conduzirá Francisco decolará do aeroporto de Roma-Fiumicino no domingo, 3 de fevereiro, em direção ao Aeroporto Presidencial de Abu Dhabi e ali terão início as habituais cerimônias oficiais de acolhida.

A agenda do Pontífice na segunda-feira, 4 de fevereiro, começará ao meio dia com a cerimônia de boas-vindas na entrada principal do Palácio Presidencial. Vinte minutos depois, Francisco se reúne com o Príncipe Herdeiro.

Na parte da tarde Francisco terá um encontro privado com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos, depois de uma hora, ele segue para um encontro inter-religioso onde fará um discurso.

Na terça-feira, 5 de fevereiro, às 9h15, o Papa faz uma visita privada à Catedral e às 10h30, celebrará uma Missa no Zayed Sports City.

Logo após a Missa, às 12h40, o Papa Francisco segue para o Aeroporto para a cerimônia de despedida. O avião pontifício partirá de Abu Dhabi às 13h e aterrissará às 17h (hora de Roma) no Aeroporto Roma-Ciampino. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas