Gaudium news > “Cansaço da Esperança”, “voltar ao amor primeiro”: temas próprios para o dia Mundial da Vida Consagrada

“Cansaço da Esperança”, “voltar ao amor primeiro”: temas próprios para o dia Mundial da Vida Consagrada

Cidade do Vaticano (Sexta-feia, 01-02-2019, Gaudium Press) O XXIII Dia Mundial da Vida Consagrada será amanhã, 2 de fevereiro, sábado, quando é comemorada festa litúrgica da apresentação do Senhor no Templo.

'Cansaço da Esperança', 'voltar ao amor primeiro'- temas para o dia Vida Consagrada.jpg

A propósito da comemoração, na tarde deste dia o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa na Basílica de São Pedro.

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, concelebra com o Papa.

Cansaço da Esperança

Recorda-se que o último encontro de Francisco com fiéis de vida consagrada foi durante a última Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.

Foi nesta ocasião que o Papa, em sua homilia proferida na Basílica da capital panamenha, chamou a atenção de seus ouvintes para o que ele denominou de “cansaço da esperança”.

Foram palavras do Pontífice:

“O cansaço da esperança nasce da constatação de uma Igreja ferida pelo seu pecado e que, muitas vezes, não soube escutar tantos gritos nos quais se escondia o grito do Mestre: ‘Meu Deus, porque me abandonaste?'”

Para o Papa, este “e um cansaço paralisador”, que coloca também “em dúvida a própria viabilidade da vida religiosa no mundo de hoje”.

Dom João de Aviz comentou a respeito da homilia do Pontífice aos consagrados, no Panamá, e indicou que para reverter esta situação é necessário aos consagrados “voltar ao ideal do amor primeiro”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas