Gaudium news > Exposição recorda incêndio no Santuário do Carmo, em Mariana (MG)

Exposição recorda incêndio no Santuário do Carmo, em Mariana (MG)

Mariana – Minas Gerais (Sexta-feira, 01-02-2019, Gaudium Press) O incêndio de 1999 que destruiu parte do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, é tema de uma exposição localizada no corredor lateral do templo.

Exposição recorda incêndio no Santuário do Carmo, em Mariana (MG)

“Por entre as chamas de um sinistro: Ressurge o Carmo de Mariana!” é como intitula-se a mostra, que teve sua abertura no último domingo, 27 de janeiro, após a missa das 18h.

Através de fotos, a exposição resgata parte dos destroços e objetos de um dos dias mais tristes da história de Mariana, conforme definiu Monsenhor Vicente Diláscio, reitor do santuário na época.

Para o presidente da Confraria de Nossa Senhora do Carmo, Patrick Matheus Rodrigues, “é mesmo o resgate não só da nossa história, mas também da nossa memória”.

“É bom sentir que as pessoas se identificam com o que está aqui exposto. Alguns conseguem lembranças boas, vendo a igreja como era, e ao mesmo tempo isso se torna dicotômico, triste, diante do que ocorreu”, explicou Patrick, que também é responsável pela mostra.

Todo o material apresentado foi obtido por meio de pesquisa e busca da Confraria, que não tem a intenção de retirá-los da exposição.

“É permanente porque é parte da história do próprio santuário, não há porque ser interrompida, até mesmo para que os que vêm de fora consigam entender que esse é um marco na história da Igreja do Carmo. É como uma ferida, uma cicatriz, que as pessoas podem enxergar porque também faz parte de nós”, ressaltou Patrick.

A exposição “Por entre as chamas de um sinistro: Ressurge o Carmo de Mariana!” é aberta para visitação de terça-feira a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos, das 7h às 14h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Mariana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas