Gaudium news > Abraçar a Vida Consagrada é deixar tudo para estar com Cristo, diz Arcebispo de Porto Alegre

Abraçar a Vida Consagrada é deixar tudo para estar com Cristo, diz Arcebispo de Porto Alegre

Redação (Sexta-feira, 01-02-2019, Gaudium Press) A Apresentação de Jesus no Templo e o Dia Mundial da Vida Consagrada são dois eventos que acontecerão em um mesmo dia, 2 de fevereiro. Acerca desses assuntos, o Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Jaime Spengler, expressou sua mensagem a todos os consagrados.

Abraçar a Vida Consagrada é deixar tudo para estar com Cristo, diz Arcebispo de Porto Alegre

Em entrevista exclusiva ao portal da CNBB sobre a data, Dom Spengler confessou que expressar reconhecimento pela obra de evangelização realizada pelos consagrados e consagradas ainda é pouco diante de tantas iniciativas e frentes alçadas em distintas regiões do Brasil.

De acordo com o prelado, a missão dos consagrados e consagradas é ser testemunhas do Reino de Deus, anunciado por Jesus. “Através da profissão dos conselhos evangélicos os consagrados e consagradas escolheram e abraçaram um caminho especial de seguimento de Cristo, para se dedicarem a Ele e à causa do Reino por Ele anunciado de coração indiviso”.

As pessoas que abraçam a Vida Consagrada, disse, deixam tudo para estar com Cristo e colocar-se, como Ele, ao serviço de Deus e dos irmãos e irmãs. “A história da Igreja do Brasil é marcada pelo testemunho de uma miríade de consagrados/as. Quanto bem se fez e se faz através do empenho e dedicação de mulheres e homens que assumiram e assumem o Evangelho como regra de vida!”, ressaltou.

A pastoral vocacional se tornou prioritária em meio a este novo momento da história da evangelização pelo fato de exercer a função de “apresentar à comunidade de fé a beleza e dignidade da consagração através da profissão dos conselhos evangélicos”, uma vez que “é desafiada a propor às novas gerações esse estilo de vida na sua radicalidade e simplicidade”.

Contudo, o arcebispo acredita que a melhor forma, sobretudo decisiva de promover a vida consagrada é “o testemunho de vida de cada consagrado e de cada comunidade de vida consagrada”.

“Há um ditado que diz o seguinte: ‘as palavras convencem, mas os exemplos arrastam’. O exemplo de vida comunitária, baseado no princípio da ‘mesa comum, caixa comum, capela comum’ e sustentado por uma vida autenticamente fraterna, onde cada membro da fraternidade cuida do outro e se deixa também cuidar pelo outro, onde as tarefas são assumidas em fraternidade, onde se faz sentir a alegria do Evangelho, na simplicidade e na generosidade, ali implicitamente se promove vocações”, completou.

Por fim, Dom Jaime Spengler ressaltou que a Vida Consagrada, a partir dos seus múltiplos carismas, precisa avançar no tempo, priorizando tanto o Evangelho quanto a realidade histórico-social na qual se encontra inserida.

“Não podemos ter medo! O Senhor prometeu estar com os seus todos os dias até o final dos tempos. As contradições que encontramos e as fragilidades que se fazem sentir são condição para avançar com ainda maior determinação no caminho proposto e assumido. (…) É preciso sempre e de novo voltar a Jesus e seu Evangelho. O Evangelho é apaixonante. Por isso, o consagrado/a não deve ter receio ou medo de dizer a quem encontra que ‘gosta do que é e ama o que faz'”, concluiu o religioso. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas