Gaudium news > Igreja de Olinda e Recife restaura imagens de santos do século XVII

Igreja de Olinda e Recife restaura imagens de santos do século XVII

Recife – Pernambuco (Segunda-feira, 04-02-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife tem investido cada vez mais na restauração de suas peças sacras. Um exemplo disso foi a contratação de um grupo especializado para recuperar a cátedra usada por professores para dar aulas no Seminário de Olinda, no Alto da Sé, e as imagens de Santo Inácio de Loyola e de São Francisco Xavier, da Igreja de Nossa Senhora da Graça. As edificações ficam no mesmo terreno e estão interditadas.

Igreja de Olinda e Recife restaura imagens de santos do século XVII

A obra de restauração, contratada pela arquidiocese, teve início em novembro de 2018 e se estenderá até fevereiro de 2019. “Reza a lenda que a cátedra pertenceu ao padre Antônio Vieira (1608-1697), mas não creio que seja verdade. Padre Vieira (missionário da Companhia de Jesus) viveu no século XVII e há um adorno no móvel, em forma de concha, característico do estilo rococó, do século XVIII”, afirmou o Padre Murilo Bentinho, membro da Comissão de Conservação e Restauro da Arquidiocese.
O processo

No caso, duas restauradoras e um entalhador trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, em sala no oitão da Igreja da Sé, na Cidade Alta de Olinda. Eles ficam responsáveis por trazer de volta os traços originais de imagens de santos e objetos antigos do acervo da Arquidiocese de Olinda e Recife. No serviço, estão inclusas a limpeza das peças, remoção das camadas de tinta que cobriam a pintura primitiva e recomposição na madeira das partes perdidas por ataques de cupim.

Origem das imagens

As imagens de Santo Inácio de Loyola e de São Francisco Xavier remetem à origem do prédio, construído no século XVI no ponto mais alto de Olinda para abrigar o colégio da Companhia de Jesus. O seminário somente é instalado na edificação em 1800. Feitas de pinho de riga, elas apresentavam danos causados por cupins e enxertos de gesso de restaurações realizadas no passado.

E depois?

Após o restaurado, o acervo será levado para o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, no Alto da Sé. “Nossa intenção é continuar o trabalho com a restauração de altares laterais e de outras três imagens da capela do Seminário, com representações de Nossa Senhora da Graça, de São José e do Cristo Crucificado”, disse o Padre Murilo.

Desde maio de 2015, o Seminário de Olinda e a Igreja da Graça não recebem visitas. Na época, a Defesa Civil da cidade interditou as edificações devido as avarias generalizadas. No momento, os prédios passam por intervenção emergencial na cobertura. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações do Jornal do Commercio

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas