Gaudium news > Em Audiência Geral, Papa recorda Viagem à Península Arábica

Em Audiência Geral, Papa recorda Viagem à Península Arábica

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-02-2019, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 06 de fevereiro, o Papa Francisco recebeu 7 mil pessoas na Sala Paulo VI para realizar seu quinto encontro do ano com os fiéis numa Audiência Geral.

Em Audiência Geral, Papa recorda Viagem à Península Arábica.jpg

Ele acaba de chegar de sua visita aos Emirados Árabes Unidos e quis que na Audiência fosse feita para seus ouvintes narração de recordações aspectos da viagem apostólica que foi recém-concluída.

Foi uma visita breve que deu continuidade ao encontro de 2017 em Al-Azhar, no Egito, quando Francisco encontrou-se com líderes muçulmanos e “escreveu uma nova página na história do diálogo entre cristianismo e islamismo”, disse ele.

Nesta viagem ocorreu o fato histórico de que pela primeira vez um Papa foi visitar a Península Arábica e ali ter celebrado a Santa Missa, exatamente na ocasião em que se recorda que, há 800 anos, São Francisco de Assis foi visitar o Sultão al-Malik al-Kamil.

Recordando

Francisco disse para os que o ouviam na Sala Paulo VI:
“Muitas vezes pensei em São Francisco durante esta viagem: ele ajudou-me a conservar no coração o Evangelho, o amor de Jesus Cristo, enquanto eu vivia os vários momentos da visita; no meu coração estava o Evangelho de Cristo, a oração ao Pai por todos os seus filhos, especialmente pelos mais pobres, pelas vítimas da injustiça, da guerra, da miséria…”.

O Papa usou a ocasião que a Audiência Geral lhe deu para agradecer todas as autoridades do país, Dom Paul Hinder, Vigário Apostólico da Arábia do Sul, a comunidade católica em geral, o Príncipe Herdeiro e o Conselho de Anciãos.

O Pontífice destacou o fato de ter conhecido o sacerdote mais idoso dos Emirados Árabes que, tendo já 92 anos, estando preso a uma cadira de rodas e sem nada enxergar, continua seu trabalho, sempre com o sorriso no rosto.

Como foi amplamente noticiado, o Papa manteve contatos com lideres religiosos islamitas e ele recordou que assinou em Abu Dhabi, com o Imã de Al-Azhar o “Documento sobre a Fraternidade Humana”:
“Afirmamos juntos a vocação comum de todos os homens e mulheres a serem irmãos como filhos e filhas de Deus”…

Com Católicos

Francisco recordou ainda outros dois momentos significativos desta viagem apostólica. Ele falou dos encontros com a comunidade católica local.

Um deles foi realizado na Catedral de São José quando o Papa falou para uma assembleia formada por trabalhadores de vários países da Ásia.

O outro momento recordado foi a Celebração Eucarística realizada no estádio de Abu Dhabi, quando se rezou de modo especial pela paz e pela justiça, com especial intenção para o Oriente Médio e o Iêmen.

Encerrando, o Papa classificou a sua recente viagem:
” Queridos irmãos e irmãs, esta Viagem fez parte das “surpresas” de Deus ” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas