Gaudium news > Papa Francisco fez visita privada à Catedral de São José, em Abu Dhabi

Papa Francisco fez visita privada à Catedral de São José, em Abu Dhabi

Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos (Quarta-feira, 06-02-2019, Gaudium Press) O último dia do Papa Francisco nos Emirados Árabes Unidos (05/02) foi dedicado aos fiéis católicos que presentes naquele país de maioria muçulmana, localizado na Península Arábica, berço dos seguidores da religião fundada por Maomé.

Papa Francisco fez visita privada à Catedral de São José, em Abu Dhabi.jpg

Francisco cumprimentou todos os funcionários e suas famílias, o núncio apostólico, Mons. Francisco Padilla, e um grupo de frades e padres do Vicariato Apostólico da Arábia Meridional capuchinhos, acompanhado pelo vigário, Mons. Paul Hinder.
Depois de despedir-se dos seus anfitriões, o Papa deixou a residência onde esteve hospedado durante sua breve estada em Abu Dhabi.

Em seguida o Pontífice percorreu pouco mais de um quilômetro para realizar uma visita particular à Catedral de São José, que junto com a Igreja de São Paulo, em Musaffah, são as duas únicas igrejas católicas do emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Na Catedral Basílica

Em cumprimento das leis do país e por determinação das autoridades locais, a Catedral Basílica não possui externamente nenhum sinal cristão. Ela não pode ter campanário com seus sinos e, muito menos, uma cruz visível.

A chegar , o Papa foi saudado com aplausos por um grupo de membros da comunidade católica, por Dom Paul Hinder e pelo pároco Padre Johnson Kadukanmakal, originário de Kerala, na Índia, mas que, desde sua ordenação em 1990, exerce seu munus pastoral no Golfo Arábico.

Ao som do hino de entrada, o Papa, em procissão, vai para a nave central onde uma família lhe oferece um arranjo floral que ele, em seguida, deposita diante do altar.

Após um momento de recolhimento, o Pontífice cumprimenta os presentes, expressando sua alegria e agradecimento por ver o testemunho desta Jovem Igreja.

Francisco abençoa a todos e vai para o estádio para a celebração eucarística.
Tanto na chegada quanto na saída o Papa foi plaudido por fiéis que se encontravam nas proximidades da Igreja.

A Catedral

A primeira igreja, no lugar onde a catedral foi construída, foi concedida em 1962 pelo governador Sheikh Shakhbut.

A pedra fundamental foi abençoada em 1964, enquanto a inauguração do complexo foi concluída em 19 de fevereiro de 1965.

Em 1981, a Igreja já pode ser vista como se vê hoje, e dois anos mais tarde, em 25 de fevereiro de 1983, tornou-se a Catedral, a serviço do Vicariato Apostólico da Arábia Saudita.

Segundo os dados mais recentes, a Catedral de São José acolhe mais de 100 mil fiéis dos 901 mil católicos existentes nos Emirados Árabes.

A Catedral acolhe fiéis vindo de todo o mundo para os Emirados.

As celebrações são realizadas em vários idiomas: árabe, inglês, francês, tagalo, malaiala, cingalês, urdu e tâmil. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas