Gaudium news > Polônia: “Os meios de comunicação católicos devem servir à evangelização”, recorda Arcebispo

Polônia: “Os meios de comunicação católicos devem servir à evangelização”, recorda Arcebispo

Polônia – Katowice (Quinta-feira, 07-02-2019, Gaudium Press) O Arcebispo de Katowice (Polônia), Dom Wiktor Pawel Skworc, visitou, como o faz tradicionalmente no início do ano, o Instituto de Meios ‘Instytut GOSC’. Após percorrer suas instalações e conversar com os jornalistas no Departamento Editorial, presidiu uma Santa Missa no local.

Polo?nia- ?Os meios de comunicac?a?o cato?licos devem servir a? evangelizac?a?o?, recorda Arcebispo.jpg

Em sua homilia, o prelado refletiu sobre a tarefa dos meios de comunicação católicos e sua responsabilidade sobre a realidade atual, recordando que o principal dever dos meios de comunicação católicos é “proclamar a verdade de que Deus amou tanto ao mundo que lhe deu o seu Filho, e que todos os que creem nEle não perecerão mas terão a vida eterna”.

O prelado propôs a figura de São João Batista como inspiração aos jornalistas católicos, pois este Santo não apareceu para chamar a atenção sobre si mesmo, mas para indicar o caminho até Jesus Cristo. Esta é uma tarefa muito difícil, “tornar-se transparentes, de modo que somente se possa ver a Deus; para que as pessoas que nos escutem até o momento recorram à Verdade que lhes comunicamos”.

Dom Skworc explicou que diferentemente dos meios de comunicação seculares, os meios de comunicação católicos não podem querer manter a atenção das pessoas a todo custo, mas devem se manter fiéis à verdade. Além disso, estes meios devem motivar os leitores a buscar as respostas às perguntas realmente importantes da humanidade, que se encontram na figura de Jesus Cristo.

Concluindo sua homilia, o Arcebispo de Katowice, destacou que o adequado testemunho dos meios de comunicação católicos tem como efeito “construir uma comunidade verdadeiramente humana, baseada na proximidade, na ternura, na compreensão, no diálogo e no amor”. Para alcançar este fim, e poder transmitir a verdadeira imagem de Jesus Cristo, os comunicadores católicos devem ser “batizados no Espírito Santo”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas