Gaudium news > Congregação dos Oblatos de São José comemora 90 anos em terras brasileiras

Congregação dos Oblatos de São José comemora 90 anos em terras brasileiras

Paranaguá (Sexta, 23-10-2009, Gaudium Press) A Congregação dos Oblatos de São José, da cidade de Paranaguá, no Paraná, comemora amanhã (24), os 90 anos da chegada dos primeiros religiosos ao Brasil. Pertencentes à congregação fundada na Itália em 1878 pelo bispo São José Marello, os Oblatos atuam, além de Curitiba, também nas cidades de Apucarana, Três Barras, Londrina e Cascavel, no Paraná, e em Ourinhos e São Paulo, capital.

A programação tem início com uma missa de ação de graças às 8h30, no Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá (PR). Depois, às 10h30, será realizada uma visita turística ao Centro Histórico da cidade. Às 15h haverá uma visita orientada às Obras dos Oblatos de São José e, a partir das 19h, acontecerá um momento cultural no Centro Esportivo Bagozzi com animação da Banda Busco de São Paulo.

No ano de 1919, a pedido do então bispo de Curitiba, dom João Braga, os primeiros cinco oblatos, quatro padres e um irmão, começaram seu apostolado em Paranaguá. O trabalho missionário abrangia então todo o litoral paranaense, além da cidade de Paranaguá e vilas próximas que depois se tornaram cidades.

Mais tarde, com um novo reforço vinda da Itália, os Oblatos começaram também sua missão em Curitiba, nos bairros Água Verde e Portão. Logo após a 2ª Guerra Mundial, vieram 11 novos sacerdotes e irmãos consagrados, o que fez com que o trabalho se expandisse também para o norte do Paraná e o sul de São Paulo.

Nessa época, iniciou-se a construção do primeiro seminário na cidade de Ourinhos (SP). Com a ordenação sacerdotal de padres brasileiros, a Província dos Oblatos se alastrou para várias cidades do Paraná e de São Paulo.

Hoje, a Província Nossa Senhora do Rocio conta com 12 paróquias, 2 territórios de missão, 5 seminários, 2 colégios, 1 faculdade e inúmeras obras sociais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas