Gaudium news > Dedicação sem interesse pessoal, aconselha do Papa aos Magistrados

Dedicação sem interesse pessoal, aconselha do Papa aos Magistrados

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 11-02-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu (09-02) os membros da Associação Nacional dos Magistrados da Itália que nestes dias celebra 110 anos da sua fundação.

Dedicação sem interesse pessoal, aconselha do Papa aos Magistrados2.jpg

Suas palavras foram centralizadas sobre o valor fundamental da justiça para o equilíbrio da sociedade:

” A tradição filosófica apresenta a justiça como uma virtude cardeal – disse o Papa – e a virtude cardeal por excelência, porque à sua realização concorrem também outras: a prudência, que ajuda a aplicar os princípios gerais de justiça às situações específicas; a fortaleza e a temperança que aperfeiçoam a consecução”

A Justiça é, portanto, uma virtude cardeal porque indica a direção correta: “sem justiça toda a vida social permanece bloqueada”.

Justiça e o encontro da verdade e desinteresse

Para o Papa, “Em uma época na qual com frequência a verdade é falsificada, e somos quase envolvidos em um turbilhão de informações fugazes, é necessário que vocês sejam os primeiros a afirmar a superioridade da realidade sobre a ideia; de fato, a realidade simplesmente é, enquanto que a ideia se elabora”.

Francisco prosseguiu e recordou o compromisso dos magistrados no acertamento da realidade dos fatos e os adverte:

” Em um contexto social no qual cada vez mais se considera normal, sem nenhum escândalo, a busca do interesse pessoal, em detrimento do coletivo, vocês são chamados a oferecer um sinal da dedicação desinteressada “

Código Ético

O Papa conclui dizendo:

“Que a elevada inspiração moral, manifestada com nitidez no Código Ético da Magistratura, anime sempre a ação de todos para que sejam bem mais do que funcionários, que sejam modelo para todos os cidadãos, em particular para os mais jovens”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas