Gaudium news > “À luz de Cristo, a dor do homem adquire um novo significado”, garante o Cardeal Turkson

“À luz de Cristo, a dor do homem adquire um novo significado”, garante o Cardeal Turkson

Índia – Calcutá (Terça-feira, 12-02-2019, Gaudium Press) O Prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter A. Turkson, encabeça a delegação vaticana enviada para a cidade indiana de Calcutá para celebrar a XXVII Jornada Mundial do Enfermo, que teve por tema uma frase retirada do Evangelho de São Mateus: ‘Recebeste de graça, de graça dai!’.

A delegação vaticana participou de um Congresso local dedicado a estudar três documentos: os fundamentos teológicos da pastoral da saúde, a Nova Carta dos operadores sanitários e as novas fronteiras do serviço aos pobres marginalizados.

?A? luz de Cristo, a dor do homem adquire um novo significado?, garante o Cardeal Turkson.png

No início de sua intervenção, o Cardeal ressaltou que todos os cristãos, sendo discípulos de Cristo “nos beneficiamos do amor incondicional de Deus e somos chamados a levá-lo aos demais na mesma medida”.

O purpurado recordou que “a Igreja desde suas origens, sempre testemunhou um cuidado especial aos enfermos e às pessoas que sofrem, através de seus membros e de suas instituições, confirmando a inviolável dignidade humana destas pessoas em um momento tão particular de suas existências”.

Sobre os enfermos, o Prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral afirmou que “não são somente destinatários da obra de evangelização, mas também sujeitos ativos desta ação apostólica”.

As diretrizes que marcam o modo com o qual os cristãos são chamados a se ocupar dos enfermos foram delineadas pela parábola do Bom Samaritano, que convida a “amar ao próximo”, pois “à luz de Cristo, a dor do homem adquire um novo significado”. Essa dor não deve ser “nem minimizada, nem ignorada”, pontuou.

Cardeal Turkson recordou que não se pode eliminar o sofrimento, e dirigindo-se aos profissionais da saúde, os convidou a “ir além de um mero acompanhamento, além do dever da solidariedade e apreciar de verdade a presença e o testemunho da fragilidade e do sofrimento das pessoas, que não somente são destinatárias da obra de evangelização, mas também sujeitos ativos desta mesma ação apostólica”.

?A? luz de Cristo, a dor do homem adquire um novo significado?, garante o Cardeal Turkson 2.png

Por fim, traçou as características práticas do acompanhamento por parte dos operadores: adotar um estilo de vida pontual, que é o da ‘generosa devoção’; deixar de lado a busca pelo poder, “pois o verdadeiro poder é o serviço”; escutar ao enfermo; e ter a alegria do coração.

Uma mensagem do Papa Francisco foi lida ao final do evento pelo Cardeal Patrick D’Rozario, Arcebispo de Daca e representante vaticano nos eventos. No texto, o pontífice recorda a figura de Madre Teresa de Calcutá como um “modelo de excepcional caridade cristã” . (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas