Gaudium news > Papa Francisco nomeia novo Camerlengo da Santa Romana Igreja

Papa Francisco nomeia novo Camerlengo da Santa Romana Igreja

Redação (Quinta-feira, 14-02-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou o Cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, como o Camerlengo da Igreja Romana. O anúncio foi feito pelo Departamento de Imprensa da Santa Sé na manhã desta quinta-feira, 14 de fevereiro.

Desde o falecimento do Cardeal Jean-Louis Tauran, em 5 de julho de 2018, a Câmara Apostólica estava vacante. O purpurado foi quem anunciou, da sacada central da Basílica de São Pedro, a eleição de Jorge Mario Bergoglio à Cátedra de Pedro no dia 13 de março de 2013.

Papa Francisco nomeia novo Camerlengo da Santa Romana Igreja.jpg

O Camerlengo é o cardeal responsável por presidir a chamada Câmara Apostólica, desempenhando o ofício de salvaguardar e administrar os bens e direitos temporais da Santa Sé durante o período em que esta estiver vacante.

Em caso de falecimento do Pontífice, o Camerlengo “continua a despachar os assuntos ordinários, submetendo ao Colégio dos Cardeais o que deveria ser referido ao Sumo Pontífice” (Pastor Bonus Art. 6; João Paulo II, 28 de Junho de 1988).

A Constituição Universi Dominici Gregis (João Paulo II, 22 de fevereiro de 1996) estabelece as competências da função. Dentre elas estão a de selar o escritório e o quarto do Papa, dispondo que o pessoal que normalmente reside no apartamento privado, possa permanecer lá até depois do sepultamento, quando todo o apartamento papal será selado.

Além disso, o Camerlengo é quem comunica a morte do Papa ao Cardeal Vigário de Roma, que dá a notícia ao Povo Romano com uma notificação especial; e da mesma forma ao Cardeal Arcipreste da Basílica Vaticana.

Em seguida, o Camerlengo toma posse do Palácio Apostólico Vaticano e, pessoalmente ou através de um delegado, dos Palácios de Latrão e de Castel Gandolfo. Após ouvir os Cardeais Chefes das três Ordens, ele estabelece tudo aquilo relativo ao sepultamento do Pontífice.

É ele quem preside a Congregação particular constituída pelo próprio Cardeal e por três Cardeais Assistentes, com o objetivo de gerenciar questões de menor importância. Ele também decide o dia no qual devem ser iniciadas as Congregações Gerais para a preparação da eleição do Papa;

Outra de suas funções é predispor, juntamente com os Cardeais que desenvolvem respectivamente o Ofício de Secretário de Estado e de Presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, os locais da ‘Domus Sanctae Marthae’ para a adequada organização dos Cardeais eleitores e prover com eles todas as medidas necessárias para preparar a Capela Sistina, para que o processo eleitoral possa se desenvolver de uma maneira tranquila, ordenada e com a máxima confidencialidade.

Caso o cargo de Penitenciário-Mor esteja vago, é ele quem presencia, juntamente com os três Cardeais Assistentes, a abertura das cédulas para a sua eleição que ocorre por meio do voto secreto de todos os Cardeais eleitores presentes.

Ele também tem o poder para conceder a permissão para eventuais fotografias a título de documentação do Pontífice falecido. Além de garantir, desde o início das atividades da eleição, a colaboração externa do Substituto da Secretaria de Estado o fechamento da ‘Domus Sanctae Marthae’ e da Capela Sistina e dos ambientes reservados para as celebrações litúrgicas às pessoas não autorizadas;

O Camerlengo é responsável também por receber o juramento dos Cardeais sobre a observância do segredo do voto. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas