Gaudium news > Criminosos pagam para que templos na Ucrânia sejam incendiados

Criminosos pagam para que templos na Ucrânia sejam incendiados

Redação (Quinta-feira, 14-02-2019, Gaudium Press) O Serviço de Segurança da Ucrânia revelou através de um comunicado oficial que conseguiu frustrar uma tentativa por parte de membros da inteligência da Rússia de pagar o valor de 2 mil dólares à um cidadão ucraniano para que ele causasse um incêndio em um templo antes pertencente ao Patriarcado de Moscou. Os funcionários afirmaram que as tentativas de financiar atos de vandalismo contra os templos continuam, por quanto se pediu aos cidadãos denunciar os fatos que considerem suspeitos e manter uma atitude de vigilância.

“Serviços de segurança nas partes ocupadas de Donbas estiveram trabalhando para recrutar ucranianos que pudessem cometer ataques incendiários contra templos operados por sacerdotes ortodoxos da anterior Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou”, afirmou a agência de segurança. Os criminosos deviam executar o crime e realizar um registro em vídeo do mesmo para poder cobrar o dinheiro oferecido por parte dos agentes.

As autoridades ucranianas afirmaram ter interceptado uma mensagem na qual são dadas instruções detalhadas sobre a maneira de realizar o ataque e evitar as evidências que pudessem incriminar aos responsáveis. Igualmente asseguraram ter frustrado as tentativas de recrutamento presentes.

A notícia é um eco das tensões regionais causadas por conta do reconhecimento da ‘autocefalia’ (status de autonomia) da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, que deixou de pertencer ao Patriarcado de Moscou de maneira oficial no dia 06 de janeiro. Entre as diversas declarações prévias ao reconhecimento por parte do Patriarcado de Constantinopla, o Metropolita russo Hilarión havia mencionado a possibilidade de atos de violência, que ainda não se registraram. “Pode passar qualquer coisa, é possível que os cismáticos tomem o controle de grandes mosteiros, como o de Cuevas de Kiev e o de Pocháev. Então, por suposto, os fiéis ortodoxos defenderão estes lugares santos e pode começar o derramamento de sangue”, indicou o canal russo RT. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas