Gaudium news > Igreja Católica celebra Jubileu de 500 anos em Bangladesh

Igreja Católica celebra Jubileu de 500 anos em Bangladesh

Bangladesh – Chittagong (Sexta-feira, 15-02-2019, Gaudium Press) Mais de 8 mil católicos, 100 sacerdotes, 120 religiosas e 10 Bispos de todo o país, participaram dos festejos pelo Jubileu de 500 anos da chegada dos primeiros católicos à Bangladesh. As celebrações ocorreram em Diang, na Diocese de Chittagong (recentemente renomeada Chattogram).

Em entrevista a AsiaNews, o Bispo de Chittagong Dom Moses Costa, destacou que, ao desembarcarem nas costas de Chittagong há 500 anos, os primeiros comerciantes portugueses “traziam a Cristo no coração e contribuíram para fazer crescer o cristianismo nesta terra”.

Somente após 80 anos chegaram os sacerdotes. O primeiro missionário católico, Padre Francisco Fernández, colocou os pés na Diocese de Cochin (Índia) no ano de 1598. A primeira igreja de Bangladesh foi construída no ano seguinte em Diang (Chittagong). E em 1600 se construiu outros dois templos, em Bandal e Jamalkhan.

As origens do cristianismo nesta terra foram marcadas também pelo sangue do martírio do Padre Fernández ocorrido em 14 de novembro de 1602. Sobre seu túmulo foi construída a Catedral de Chittagong. Dom Costa explicou que naquela época a obra evangelizadora do primeiro mártir de Bangladesh “havia conquistado os corações de muitas pessoas. Por isto, alguns anos mais tarde (em 1607) os soldados massacraram e queimaram vivos 600 fiéis no lugar onde nos encontramos, em Diang, onde hoje surge o Santuário Mariano de Nossa Senhora de Lourdes e a Miriam Ashram Church. Este é também um lugar de peregrinação, visitado anualmente por milhares de devotos. Mas muitos não conhecem a história das origens de nossa Igreja. Por isto temos desenvolvido uma campanha de informação em vista do evento”.

Atualmente a Igreja Católica em Bangladesh conta com 380 mil fiéis, apesar do país ser de maioria muçulmana. Desses católicos, 33 mil habitam em Chittagong. A Arquidiocese dirige 16 escolas, 125 jardins de infância, 17 albergues e 13 dispensários médicos. Os católicos desta nação administram uma universidade, 10 colégios, mais de 500 institutos escolares e liceus. Estas estruturas oferecem uma instrução de alto nível à 100 mil estudantes, que em sua maior parte são muçulmanos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas