Gaudium news > Busca por espiritualidade cresce entre universitários da PUC gaúcha

Busca por espiritualidade cresce entre universitários da PUC gaúcha

Porto Alegre – RS (Sexta-feira, 22-02-2019, Gaudium Press) Está acontecendo um fato inusitado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre (RS):

Busca por vida espiritual cresce entre universitários da PUC gaúcha1.png

Foi necessário ampliar as ofertas de atividades ligadas à espiritualidade devido à grande adesão dos estudantes.

Quem informa esse fenômeno é o coordenador do setor de Comunicação do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUC da capital gaúcha, Malone Rodrigues Silva.

Em declarações feitas recentemente à Vatican News, Malone diz que, a partir de inquietações dos próprios alunos, decidiram caminhar de mãos dadas e através de projetos de espiritualidade para contrastar com a realidade angustiante da vida agitada dos estudantes.

Silencio e recolhimento atraem a juventude

Malone é formado em Filosofia e hoje cursa Relações Públicas, além trabalhar como responsável pelos projetos de formação e de espiritualidade, como as meditações cristãs.

Tentando explicar o fenômeno, ele narra, no modo característico de falar no sul do Brasil, ele afirma que ver os alunos, naquela correria, que “quando não estão fazendo nada, estão mexendo no telefone” , “tu proporcionar um momento de silêncio”, como isso impactava.

Comenta o coordenador: “Tem uma aluna que disse que, aquele momento de silêncio e oração, influenciava na dinâmica dela na sala de aula. Como ela chegava mais calma e apta a compreender melhor na sala de aula…”

Esta é, segundo ele, uma maneira concreta da Pastoral se fazer presente na vida dos jovens.

Preencher o vazio criado na realidade universitária

Para Malone, um enorme vazio foi criado pela realidade universitária.

Um vazio que nasce do desafio vivido atualmente no Brasil. Os jovens se veem sempre atuantes, com milhares de compromissos com o estudo, o trabalho, a família. No corre- corre dos estudos, do trabalho, dos relacionamento, agitações e carências nasce também, com muita esperança, o desejo de se viver a experiência da fé:

” É um reflexo de uma construção social da história das famílias. Hoje não tem aquela adesão que nós tivemos lá no passado, da nona levar para a igreja, de fazer catequese, de ter essa iniciação. A gurizada que está lá não tem essa experiência de iniciação, então é mais difícil entender e fazer a experiência da fé. “

Jovens nas Pastorais

Por causa da novidade que está sendo a grande adesão dos estudantes, no Centro de Pastoral e de Solidariedade da PUC de Porto Alegre foi modificado e intensificado:

“Desde o ano passado que se começou a repensar os trabalhos feitos com os alunos. Porque nós estávamos sentindo que não estávamos chegando aos alunos. (…) iniciamos vários projetos-pilotos. Um deles foi aquele centrado na espiritualidade, com a meditação cristã e também na formação com o cuidado ao projeto de vida.

E a adesão dos universitários, que até então estava nos preocupando porque até então não tínhamos participação nas missas diárias, e a busca foi tão grande que neste 2019 a gente ampliou os projetos (…) com grande aceitação dos alunos.” (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas