Gaudium news > Festa da Cátedra de São Pedro: 22 de Fevereiro

Festa da Cátedra de São Pedro: 22 de Fevereiro

Redação (Sexta-feira, 22-02-2019, Gaudium Press) Hoje, dia 22 de fevereiro, a Igreja comemora a Festa da Cátedra de São Pedro.
Trata-se de uma celebração importante que vem desde o século IV e que presta homenagem ao primado e autoridade do Apóstolo São Pedro, o primeiro Papa da Igreja.

catedra-de-sao-pedro-620x420 (1).jpg

A festa recorda as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Apóstolo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”. E, assim, conferindo autoridade ao Apóstolo e primeiro Papa.

Cátedra

A palavra “cátedra” significa assento ou trono e é a raiz da palavra catedral, a Igreja onde um bispo tem o trono do qual prega. Sinônimo de cátedra é também “sede” (assento).

A “sede” é o lugar de onde um bispo governa sua diocese. Por exemplo, a Santa Sé é a sede do Papa.

A cátedra ou sede que atualmente se conserva na Basílica de São Pedro em Roma foi doada por Carlos, o Calvo, ao Papa João VIII no século IX, por ocasião de sua viagem a Roma para sua coroação como imperador romano do ocidente.

Este trono se conserva como uma relíquia, obra do Gian Lorenzo Bernini construída entre 1656 e 1665.

A festa da Cátedra de Pedro

A Igreja celebra a festa de São Pedro em dois dias diferentes:
em 29 de junho, junto com São Paulo, e em 22 de fevereiro, a Cátedra de Pedro.

A antiquíssima origem desta última festa está documentada por sua inclusão num calendário do ano 354 e no Martyrologium Hieronymianum, o mais antigo da Igreja Latina, composto entre 431 e 450. Há também referências a ela em duas homilias do século V.24

Essa longa existência mostra a relevância do símbolo da Cátedra para a vida da Igreja e reforça com o testemunho da Tradição a importância dada ao primado petrino, pelo menos a partir de meados do século IV, pois, segundo explica o Martyrologium Romanum, a Sé de Pedro é”chamada a presidir a comunhão universal da caridade”.

O Missal Romano acrescenta que a comemoração da Cátedra de São Pedro põe em relevo a missão de mestre e de pastor conferida por Cristo a São Pedro que, em sua pessoa e na de seus sucessores, é fundamento visível da unidade da Igreja.

Todos os anos nesta data, o altar monumental que acolhe a Cátedra de São Pedro permanece iluminado o dia todo com dúzias de velas e celebram-se numerosas missas da manhã até o entardecer, concluindo com a Missa do Capítulo de São Pedro. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas