Gaudium news > Arquidiocese de Belém inicia celebrações pelos seus 300 anos

Arquidiocese de Belém inicia celebrações pelos seus 300 anos

Pará – Belém (Segunda-feira, 25-02-2019, Gaudium Press) Com uma Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelos Bispos da Arquidiocese do Pará, Amapá e Maranhão, foram iniciadas as comemorações pelos 300 anos da Arquidiocese de Belém.

Arquidiocese de Bele?m inicia celebrac?o?es pelos seus 300 anos 1.png

A cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 22 de fevereiro, e contou com a participação do clero arquidiocesano, de religiosos e religiosas, das comunidades de vida consagrada, pastorais, movimentos, além de inúmeras caravanas com paroquianos das 91 Paróquias da Arquidiocese.

As celebrações do Ano Jubilar (2019-2020), da quinta Arquidiocese mais antiga do Brasil, seguiu o tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e o lema “Ide e anunciai” (Mc. 16,15).

A programação para as celebrações pelo Ano Jubilar contará com a criação de paróquias e áreas missionárias, ordenação de novos sacerdotes e as Visitas Pastorais à Região Episcopal que ocorrerão de março a agosto.

Arquidiocese de Bele?m inicia celebrac?o?es pelos seus 300 anos 2.png

A criação da Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará ocorreu no dia 04 de março de 1719, as celebrações foram antecipadas porque este ano a data coincide com o Carnaval. A Igreja Católica surgiu em Belém, com a chegada dos primeiros missionários jesuítas que construíram no Forte do Presépio a Catedral de Santa Maria de Belém, o primeiro templo católico da região.

Através da Bula ‘Copiosus in Misericórdia’, o Papa Clemente XI criou a Diocese de Belém, desmembrada da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V de Portugal, com o nome de Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, passou a ser a quinta no Brasil.

Ao longo dos 187 anos como Diocese, teve 13 Bispos e cinco Paróquias: Nossa Senhora da Graça (Catedral Metropolitana), Sant’Ana da Campina, Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Santíssima Trindade e Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, hoje Basílica Santuário de Nazaré. Dela se originaram outras Prelazias, Dioceses e Arquidioceses, como a de Manaus e a de Porto Velho.

Arquidiocese de Bele?m inicia celebrac?o?es pelos seus 300 anos 3.png

No dia 1° de maio de 1906, o Papa São Pio X, através da Bula ‘Sempiternum humani generis’, elevou a então Diocese à Arquidiocese e sede Metropolitana. Dessa forma, as Dioceses do Amazonas, Piauí, Maranhão e a Prelazia de Santarém (hoje Diocese) deixaram de ser sufragâneas de Salvador da Bahia para o serem da Arquidiocese do Pará. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas