Gaudium news > Exposição sobre vestes litúrgicas é inaugurada no México

Exposição sobre vestes litúrgicas é inaugurada no México

México – Cidade do México (Segunda-feira, 25-02-2019, Gaudium Press) A Universidade mexicana de Monterrey inaugurou, no dia 19 de fevereiro, uma exposição sobre vestes litúrgicas que reúne peças de três continentes datadas do século XVIII e XIX. A exposição é composta por 35 trajes litúrgicos, dos quais 32 correspondem ao acervo histórico da Catedral Metropolitana de Monterrey e três são da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

Exposic?a?o sobre vestes litu?rgicas e? inaugurada no Me?xico.jpg

Seguindo o tema ‘Do Sacerdote ao Pontífice: Tradição, simbolismo, cor da indumentária litúrgica’, a mostra faz parte da Cátedra de Arte Sacra da Universidade de Monterrey, e tem a curadoria da pesquisadora Marzia Cataldi Gallo, especialista em vestimenta papal.

De acordo com Florencia Infante de Garza, fundadora e promotora da Cátedra, “essa é uma oportunidade para mostrar o significado e o simbolismo que tem as vestimentas e ornamentos litúrgicos”. Já para Marta Turok, antropóloga especializada em arte popular e têxteis, a exposição é um reflexo da cátedra que tratará sobre as vestes papais, de Cardeais e Bispos.

Na primeira parte da exposição se trata sobre a riqueza têxtil dos séculos XVII e XVIII, no qual se pode admirar a forma com a qual os continentes asiático, europeu e americano se nutrem em seus estilos, técnicas e texturas. Já a segunda parte corresponde às cores litúrgicas e seu significado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas