Gaudium news > México: Peregrinação ao monumento a Cristo Rei atrai milhares de jovens

México: Peregrinação ao monumento a Cristo Rei atrai milhares de jovens

México – Guanajuato (Terça-feira, 26-02-2019, Gaudium Press) No último sábado, 23, mais de 37 mil jovens peregrinaram até o monumento a Cristo Rei localizado no cerro do Cubilete, no estado mexicano de Guanajuato. Organizada pelo ‘Movimento Nacional Juvenil Testemunho e Esperança’, a peregrinação de 16 quilômetros teve por lema: ‘Jovens na política: Compromisso de Fé, solidariedade e paz’.

Me?xico- Peregrinac?a?o ao monumento a Cristo Rei atrai milhares de jovens.jpg

De acordo com os organizadores do evento, o objetivo da iniciativa é o de “nos preparar para exercer a política, a verdadeira política, sem apelidos, sem eufemismos, em um verdadeiro sentido da consecução do bem comum”.

A peregrinação contou com a participação do Arcebispo de León, Dom Alfonso Cortés Contreras, que presidiu uma Santa Missa na qual ressaltou a importância de se ter uma participação política ativa em busca do bem comum.

O diretor da Coordenação Nacional de Adolescência e Juventude da Conferência Episcopal da Venezuela, Jerson Velasco, também esteve presente e explicou aos jovens peregrinos que em seu país faltam alimentos, remédios, um governo cristão, mas nunca faltou a esperança.

Os participantes da peregrinação transmitiram suas “orações e a expressão fraterna com a juventude venezuelana que está lutando pela liberdade, a democracia e as garantias mínimas para uma vida digna, sem violência, sem as carências da catástrofe econômica e com o respeito à liberdade religiosa”.

Me?xico- Peregrinac?a?o ao monumento a Cristo Rei atrai milhares de jovens 2.jpg

Com 23 metros de altura, a atual imagem de Cristo Rei que coroa o Cerro do Cubilete foi erigida no ano de 1950 como homenagem aos mártires da Guerra Cristera, e está localizada no mesmo lugar onde em 1928 foi dinamitada uma menor pelo governo de Plutarco Elías Calles.

Os Cristeros

No início do século XX, o governo mexicano instituiu uma perseguição contra a Fé Católica, que implicava em proibições de congregações religiosas, limitações ao culto e inclusive que os sacerdotes se vestissem de acordo com sua vocação.

A perseguição chegou a tal ponto que civis de diversas partes do país se levantaram em armas para defender a sua Fé. O governo mexicano, por sua vez, respondeu com uma repressão ainda maior, assassinando sacerdotes e leigos. Entre os mártires da Guerra Cristera figura o adolescente São José Sánchez del Río, assassinado aos 14 anos. Os Cristeros ficaram conhecidos pelos seus brados de “Viva Cristo Rei!” e “Viva a Virgem de Guadalupe!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas