Gaudium news > Papa Francisco nomeia Bispo para Diocese de Formosa

Papa Francisco nomeia Bispo para Diocese de Formosa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-02-2019-2019, Gaudium Press) Na manhã da última quarta-feira, 27, o Papa Francisco nomeou Dom Adair Jose Guimarães para a Diocese vacante de Formosa (GO), transferindo-o da sede episcopal de Rubiataba-Mozarlândia, no Estado de Goiás.

A Diocese de Formosa tem atualmente como Administrador Apostólico o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, que assumiu as atividades em 2018, quando o então Bispo Dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo.

Papa Francisco nomeia Bispo para Diocese de Formosa.jpg

Nascido em 16 de junho de 1960 em Mara Rosa, Estado de Goiás, diocese de Uruaçu, Dom Adair José Guimarães frequentou o curso de Filosofia no Seminário Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Brasília (1981), prosseguindo-o no Seminário São José, localizado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde também completou seus estudos de Teologia (1982-1986). Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 21 de dezembro de 1986.

O novo Bispo de Formosa já exerceu os postos de Pároco na Catedral de Uruaçu (1987 a 1998), na Paróquia Santo Antônio, em Mara Rosa (1999 a 2005) e na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu (GO). Dom Adair foi, também, reitor do Seminário de Uruaçu; responsável pela Pastoral Vocacional e da Juventude na diocese; coordenador diocesano de pastoral; presidente da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-teológicos do Brasil (OSIB), entre outras funções.

Sua nomeação episcopal foi feita pelo Papa Bento XVI no dia 27 de fevereiro de 2008. Na época ele foi enviado para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, tendo tomado posse, como terceiro Bispo da Diocese, no dia 25 de maio de 2008. Como prelado assumiu as funções de Juiz Presidente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Goiânia; membro da Equipe do Seminário Interdiocesano de Goiânia e Bispo referência para a liturgia no Centro-Oeste. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas