Gaudium news > Rio – 454 anos: Cardeal celebra Missa comemorativa

Rio – 454 anos: Cardeal celebra Missa comemorativa

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 28-02-2019, Gaudium Press) Na sexta-feira, 1º de março, serão comemorados os 454 anos da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, conhecida pelo mundo afora como Rio de Janeiro. Os mais próximos a chamam apenas como Rio, contudo todos a reconhecem como sendo a “Cidade Maravilhosa”.

Rio - 454 anos- Cardeal celebra Missa comemorativa.jpg

Para render Ações de Graças pela fundação da Cidade Maravilhosa o arcebispo metropolitano de São Sebastão do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, celebrará uma Santa Missa na sexta-feira, às 8h, no Santuário Basílica de São Sebastião, no tradicional Bairro da Tijuca.

O Santuário, que atrai muitos peregrinos e turistas ao longo do ano, abriga em seu acervo o marco de criação da cidade do Rio, os restos mortais de seu fundador, Estácio de Sá, além da imagem histórica e original de São Sebastião trazida pelos portugueses no século XVI.

Durante o ato litúrgico, Dom Orani transmitirá mensagens de esperança e paz aos cariocas incentivando todos a serem promotores do bem, amantes da caridade, admiradores e cuidadores das belezas que Deus colocou abundantemente na cidade.

Rio de janeiro

A fundação da Mui Leal e Valerosa Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi fundada por Estácio de Sá, em 1º de março de 1565.

O objetivo principal que levou à fundação da cidade foi o empenho em dar início à expulsão dos franceses calvinistas que haviam invadido a região da Baia de Guanabara e ali estavam há 10 anos, carregados de intuitos religiosos e comerciais.

Mem de Sá conseguiu seu intento, contudo, em 20 de fevereiro de 1567, um mês depois de expulsar os franceses, o fundador da cidade morreu em consequência de uma infecção no rosto causada por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.

Ocupando posição estratégica no litoral sul da colônia, na Baía de Guanabara, a povoação fundada em 1565 cresceu.

No século XVIII, o Porto do Rio de Janeiro torna-se o principal da então colônia do Brasil.
Em 1763 a cidade torna-se sede do Governo Geral, em substituição à cidade baiana de Salvador.

Com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, o Rio torna-se a sede do governo português, a capital da colônia.

Após a independência do Brasil e surgimento da Família Imperial Brasileira, a cidade continua como capital, enquanto a província do Rio de Janeiro enriquece com a agricultura canavieira e cafeeira.

Para separar a província e a capital do Império, a cidade converte-se, em 1834, em município neutro e a província do Rio de Janeiro passa a ter como capital Niterói.

Como capital, o Rio torna-se o centro político e decisório do país.

Apesar da mudança da Capital Federal para Brasília, o Rio continua a ter, em todos os setores, uma importância fundamental para o País.

Sem dúvida, não só para os cariocas, a “Cidade Maravilhosa” continua linda e considerada por muitos como ainda sendo a Matriz. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas