Gaudium news > Seminário Romano Maior celebra sua padroeira: Nossa Senhora da Confiança

Seminário Romano Maior celebra sua padroeira: Nossa Senhora da Confiança

Itália – Roma (Sexta-feira, 01-03-2019, Gaudium Press) Os seminaristas de Roma celebram nesta sexta-feira e no próximo sábado, 1 e 2 de março, a festa da sua padroeira: Madonna della Fiducia (Nossa Senhora da Confiança), para o qual o Pontifício Seminário Romano Maior prepara um especial programa de eventos.

Semina?rio Romano Maior celebra sua padroeira Nossa Senhora da Confianc?a.jpg

Os atos começaram nesta sexta-feira 1 de março com a celebração das primeiras vésperas presididas no instituto formativo, situada na Praça de São João de Latrão, por Dom Gabor Mohos. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Esztergom, Budapeste. No dia seguinte, sábado 2 de março, estão previstas para às 7h30 as laudes matutinas que serão conduzidas por Dom Francesco Massara, Arcebispo de Camerino-San Severino Marche.

Às 11h30 será o momento mais importante com a Festa de Nossa Senhora da Confiança, que será marcada por uma Santa Missa presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma.

As homenagens marianas serão concluídas às 19h com a recitação das segundas vésperas, guiadas por Dom Gianpiero Palmeri, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma para o Setor Leste.

A imagem de Nossa Senhora da Confiança é venerada a cerca de dois séculos no Seminário Romano Maior. A pintura mostra Nossa Senhora com o Menino Jesus que se diferencia de outras imagens porque o pequeno Filho de Deus, a quem Maria leva em seu braço esquerdo, aparece assinalando à Virgem, como indicando que nela devemos confiar.

A Madonna, localizada em um retábulo oval que se entronizou em uma capela de mármore, é uma cópia de uma obra que pertencia à Serva de Deus Isabella Fornari, religiosa clarissa que atualmente se encontra em processo de Beatificação e foi abadessa do Mosteiro da Cidade de Todi.

Contam que a religiosa recebeu diversas graças místicas e era grande devota da Mãe de Deus. Isto era notório já que sempre levava consigo um belo quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seus braços, imagem a qual lhe atribuíam milagres.

Devido aos prodígios operados por esta pintura, foi nascendo uma especial devoção sob o título de Madonna della Fiducia (Nossa Senhora da Confiança), realizando-se inúmeras cópias. Uma destas é a que se encontra no Pontifício Seminário Maior de Roma.

Como padroeira do Seminário a devoção a Nossa Senhora da Confiança foi crescendo, sobretudo durante o século XX, estendendo-se inclusive pelo mundo, graças aos antigos alunos e seus deveres pastorais em diversos pontos do planeta.

Dizem ainda que foi graças a esta venerada imagem que o Seminário se livrou de duas tragédias: quando Roma foi assolada durante três décadas, entre os anos 1837 e 1867, assolada pela epidemia de cólera, que não afetou a nenhum seminarista; e quando cem seminaristas enviados para a Primeira Guerra Mundial foram salvos graças à intervenção da Mãe de Deus.

Estes fatos levaram a Madonna de la Fiducia à ser particularmente venerada pelos seminaristas, que anualmente lhe rendem especiais tributos, e renovam seu voto de confiança a Nossa Senhora. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas