Gaudium news > Mais de 130 mil imagens que falam da riqueza arqueológica da Terra Santa são digitalizadas

Mais de 130 mil imagens que falam da riqueza arqueológica da Terra Santa são digitalizadas

Israel – Jerusalém (Quarta-feira, 06-03-2019, Gaudium Press) Todo um patrimônio fotográfico da Missão arqueológica franciscana na Terra Santa que se realiza a partir do ‘Studium Biblicum Franciscanum’ de Jerusalém foi salvo graças à digitalização de mais de 130 mil imagens que falam da história e atividade arqueológica por anos realizada nos santos lugares.

Muitos arqueólogos franciscanos dedicaram sua vida a importantes descobertas nos terrenos que estão mencionados nas Sagradas Escrituras, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Entre eles estão o Padre Michele Piccirillo, assim como os sacerdotes Bellarmino Bagatti, Virgilio Corbo, Piedro Kascalder e Stanislao Loffreda, que além de entregar-se à sua vocação franciscana, converteram a arqueologia em sua segunda vocação.

Mais de 130 mil imagens que falam da riqueza arqueolo?gica da Terra Santa sa?o digitalizadas.jpg

Estes lugares arqueológicos, as escavações, os fragmentos e objetos encontrados, assim como a vida cotidiana dos frades foram encontrados em inúmeros negativos, filmes, fotografias e postais, que foram recuperados pelo ‘Studium Biblicum Franciscanum’ graças a um processo de digitalização que começou no ano de 2012.

Frei Pio D’Andola, ofm, que conheceu ao Padre Piccirillo e trabalhou com ele, em entrevista com ‘Christian Media Center’, falou sobre o processo de digitalização das imagens: “Tive a confiança do Padre Piccirillo a confiança de trabalhar na digitalização (…) Cada vez que vinha aqui enchia a bolsa de filmes (…) E as primeiras 10 mil imagens escaneadas as fiz na Itália. Ao morrer ele, tudo se deteve. E me sentia mal tanto pela morte do Padre Piccirillo como também porque tudo havia ficado parado”.

“Vínhamos um mês ou dois por ano e chegamos a digitalizar mais de 130 mil imagens. Acreditamos ter acabado (…) E em troca, entre os filmes encontramos outros pertencentes do Padre Bagatti, de Loffreda, do Padre Corbo, do mesmo Piccirillo e outros milhares que não sabemos de quem são”, acrescentou.

‘Studium Biblicum Franciscanum’ de Jerusalém

O ‘Studium Biblicum Franciscanum’ de Jerusalém é uma instituição científica para a pesquisa e o ensino acadêmico das Sagradas Escrituras e da arqueologia dos países Bíblicos.

Nasceu no ano 1901 por desejo da Custódia da Terra Santa, a cargo dos Irmãos Franciscanos, funcionando de maneira ininterrupta desde 1924. A partir do ano 1960 faz parte da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, convertendo-se em 2001 em Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueológicas.

Conta com um centro de pesquisa bíblica a partir dos aspectos lingüísticos, históricos, teológicos e ambientais; com uma especial ênfase ao estudo da arqueologia bíblica, de modo particular ao redescobrimento dos lugares sagrados do Novo Testamento e a Igreja primitiva na Terra Santa.

Nazaré, Cafarnaum, Jerusalém, Belém, Ain karem, Magdala, Tabgha e Tabor, são algumas de suas principais escavações.

Também há um centro didático, um museu no qual se expõem objetos significativos das escavações arqueológicas, e uma biblioteca especializada com por volta de 56 mil volumes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas