Gaudium news > Papa Francisco preside primeira estação da Quaresma

Papa Francisco preside primeira estação da Quaresma

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-03-2019, Gaudium Press) Seguindo uma antiga tradição, o Papa Francisco presidiu nesta Quarta-feira de Cinzas a primeira das estações quaresmais, também conhecida como ‘statio’. O termo em latim se refere ao verbo ‘parar’, e é exatamente isso que ele nos convida. Através da statio se deseja que os fiéis parem, antes de retomar a peregrinação cotidiana, em atitude de louvor e oração. Os fiéis junto com os peregrinos, todos os dias se reúnem e detêm-se junto a uma das tantas ‘memórias’ dos mártires que constituem os alicerces da Igreja de Roma.

Papa Francisco preside primeira estac?a?o da Quaresma.jpg

O ato desta quarta-feira, 6 de março, foi iniciado na igreja de Santo Anselmo no Aventino, onde, após a saudação do Pontífice, os monges beneditinos entoaram o tradicional hino ‘Audi, benigne conditor’ que recorda a importância da penitência. Em seguida, o Santo Padre recitou a seguinte oração: “Acompanha com tua benevolência, Pai misericordioso, os primeiros passos de nosso caminho penitencial, para que a observância exterior corresponda a uma profunda renovação do espírito”.

Logo depois foi entoada a ladainha de todos os Santos. Desse modo recordou-se que o sangue dos mártires testemunharam Cristo. Então se iniciou a procissão, que contou com a participação de Cardeais, Arcebispos, Bispos, além dos monges beneditinos de Santo Anselmo, dos padres dominicanos de Santa Sabina e dos fiéis. Assim que a procissão chegou à Basílica de Santa Sabina, o Papa Francisco presidiu uma Santa Missa e realizou o rito de bênção e imposição das cinzas nos fiéis.

A prática destas estações quaresmais tem como finalidade consolidar os vínculos eclesiais dentro de cada comunidade local ao redor do próprio pastor. O termo ‘statio’ em latim recorda a imagem da sentinela que vigia o acampamento militar. Dessa forma se representa uma passagem essencial da Quaresma: a atitude de vigiar como sentinelas, mas armados de oração, para cumprir obras de penitência, de caridade e de jejum. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas