Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba sedia o X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar

Arquidiocese de Curitiba sedia o X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar

Curitiba (Segunda, 26-10-2009, Gaudium Press) A Associação Cristã de Assistentes Espirituais Hospitalares do Brasil (ACAEHB), juntamente com a arquidiocese de Curitiba, promove a partir de hoje o X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar. O encontro tem como tema “Valorizando o assistente espiritual hospitalar” e termina na quarta-feira, dia 28.

Segundo os organizadores, o congresso tem como objetivo difundir os serviços de assistência espiritual hospitalar, proporcionar subsídios aos assistentes espirituais e profissionais da saúde e contribuir para o aprimoramento da humanização no ambiente hospitalar. “Essa iniciativa é de grande relevância porque trata da discussão de um trabalho de assistência que leva uma palavra de conforto às pessoas que estão fragilizadas, nos hospitais”, diz frei José Maria da Silva, capelão do Hospital Nossa Senhora das Graças e integrante da equipe organizadora do evento.

De acordo com ele, quando os pacientes são adequadamente visitados e apoiados por pessoas que fazem uma abordagem correta, eles são beneficiados inclusive no processo curativo. Frei José Maria destaca que o encontro é destinado a sacerdotes, pastores, leigos e leigas de diferentes denominações religiosas do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e diversos outros estados membros da ACAEHB. “Mas todas as pessoas que se dedicam a dar consolo espiritual e emocional às pessoas enfermas podem participar da parte formativa do congresso”, salienta.

A programação do congresso contará com diversos momentos enriquecedores e significativos. Serão abordados temas como cuidados aos assistentes espirituais, cuidado no aspecto teológico bíblico, cuidado a pacientes terminais e a profissionais da saúde, morte e ressurreição, entre outros. Segundo frei José, a celebração de envio, que acontecerá no momento final do encontro, merece um destaque especial. “A cerimônia do envio para a continuidade mais consciente e eficiente da missão é muito forte e emocionante”, diz.

Criada oficialmente no ano passado, a ACAEHB reúne membros das Igrejas Católica, Luterana e Presbiteriana, entre outras denominações cristãs. Mas os cerca de 80 membros que participam já se encontram há vários anos, e realizam atividades como palestras e cursos de formação de voluntários para prestação de assistência hospitalar e preparação psicológica e espiritual para atendimento de pacientes em estado terminal.

O X Congresso Brasileiro Ecumênico de Assistência Espiritual Hospitalar será realizado de hoje até quarta-feira, na Casa de Cursilhos de Curitiba, na Rua Pe. Paulo Canelles, número 1000. Informações pelo telefone (41) 3240-6632.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas