Gaudium news > Em maio, Papa visitará Bulgária e Macedônia do Norte

Em maio, Papa visitará Bulgária e Macedônia do Norte

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 08-03-2019, Gaudium Press) Entre os dias 5 e 7 de maio próximos o Papa Francisco fará mais uma visita apostólica.

Em maio, Papa visitará Bulgária e Macedônia do Norte1.jpeg

Desta vez a visita será a dois países: a Bulgária e a Macedônia do Norte.
O anúncio da visita foi feito pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na quinta-feira, 07/03, no Vaticano.

O comunicado da Sala Stampa anunciou na ocasião o programa da viagem do Pontífice destacando a ida a um campo de refugiados em Sófia, na Bulgária, e uma oração que será realizada no memorial dedicado a Santa Teresa de Calcutá, em Skopje, na Macedônia do Norte.

Programação, roteiro

O programa da viagem que foi divulgado aos jornalistas pela Sala de Imprensa da Santa Sé, informa que o Papa Francisco deixará Roma no próximo dia 5 de maio, um domingo, devendo chegar à capital búlgara ainda pela manhã.

Após a cerimônia de boas-vindas e a visita de cortesia ao Presidente, o Pontífice encontrará as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na Praça Atanas Burov.

Depois, será realizada uma visita ao Patriarca e ao Santo Sínodo e, depois disso, seguirá uma oração privada diante do trono dos Santos Cirilo e Metódio, na Catedral Patriarcal.

Ao meio dia Francisco fará a oração mariana do Regina Coeli e, pela parte da tarde, deverá celebrar uma Santa Missa na Praça Knyaz Alexander I.

Segunda-feira, 6 de maio

Na segunda-feira, 6 de maio, o Papa Francisco visitará um campo de refugiados em Sófia e depois se deslocará em avião para Rakovsky, principal centro de maioria católica na Bulgária.

Em Rakovsky celebrará a Santa Missa quando serão realizadas primeiras comunhões na Igreja do Sagrado Coração.

O almoço será com os bispos búlgaros no convento das Irmãs Franciscanas. Em seguida reúne-se com a comunidade católica na Igreja de São Miguel Arcanjo.

Às 17h15, hora local, O Papa retorna a Sófia para uma oração pela paz na Praça Nezavisimost.

Visita Skopje

No dia seguinte, 07 de maio, Francisco desloca-se para a capital da Macedônia do Norte, Skopje.

Em Skopje, deverá ser acontecer o protocolar acolhimento pelas autoridades políticas, autoridades da sociedade civil e o corpo diplomático no Palácio presidencial.

Logo em seguida, Francisco rezará no memorial dedicado a Madre Teresa, que nasceu em Skopje em 1910.
Haverá um encontro com os pobres e logo após o Pontífice celebrará uma Santa Missa na Praça Macedônia.

Depois de almoçar Francisco participa de um encontro com líderes religiosos e, em seguida, estará com os jovens no Centro pastoral e, logo após, com os sacerdotes, suas famílias e os religiosos na catedral.

Depois da cerimônia de despedida, está prevista para as 18:30 horas a partida com destino a Roma onde, depois de duas horas, deverá chegar o avião que conduz o Papa e sua comitiva. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas