Gaudium news > As tentações são ilusões de sucesso e felicidade, diz Papa no Angelus

As tentações são ilusões de sucesso e felicidade, diz Papa no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 11-03-2019, Gaudium Press) No domingo, 10 de março, o Papa Francisco voltou a rezar a oração mariana do Angelus na Praça São Pedro. Foi a ocasião em que ele comentou o Evangelho do dia sobre as tentações pelas quais Jesus passou no deserto.

As tentações são ilusões de sucesso e felicidade, diz Papa no Angelus.jpg

Para Francisco, as tentações representam “a ilusão de poder obter o sucesso e a felicidade”.

Comenta o Papa: “As três tentações indicam três caminhos que o mundo sempre propõe, prometendo grandes sucessos: a ganância de possuir, a glória humana, a instrumentalização de Deus”.

Caminhos colocados diante de nós

As palavras de Francisco foram na direção de sublinhar que “São esses os caminhos que são colocados diante de nós, com a ilusão de poder alcançar o sucesso e a felicidade.”

“Mas, -sublinhou Francisco-, na realidade, esses caminhos são completamente estranhos ao modo de agir de Deus; na verdade, eles nos separam d’Ele, porque são obras de Satanás”.

Ganância

Falando da Ganância proposta pelo diabo a Jesus, o Pontífice quis apontar a “lógica” usada por satanás nas ocasiões das tentações:
“esta é sempre a lógica insidiosa do diabo. Ele parte da natural e legítima necessidade de se alimentar, de viver, de realizar-se, de ser feliz, para nos impulsionar a acreditar que tudo isso é possível sem Deus, ou melhor, até mesmo contra Ele”.

Glória do Mundo, Glória Humana

Tratando da segunda tentação de Jesus, a glória humana, Francisco sublinhou o risco de “perder toda a dignidade pessoal”, deixando-se” corromper pelos ídolos do dinheiro, do sucesso e do poder, para alcançar a autoafirmação.

Prova-se a emoção de uma alegria vazia que logo desaparece. Por isso Jesus responde: “Adorarás¬ o Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto”‘”.

Sobre a instrumentalização de Deus, o Santo Padre explicou, que se trata da tentação “de querer puxar Deus para o nosso lado’, pedindo-lhe graças que na realidade servem para satisfazer o nosso orgulho”.

Remédios para as Tentações

Diz o Papa:
“Jesus, enfrentando pessoalmente essas provações, vence por três vezes as tentações para (então, poder) aderir plenamente ao plano do Pai.
E nos mostra os remédios para isso: a vida interior, a fé em Deus, a certeza de seu amor.
Portanto, -aconselha Francisco-, aproveitemos da Quaresma, como tempo privilegiado para nos purificarmos, para experimentarmos a presença consoladora de Deus em nossa vida”.

Com o diabo não se dialoga

Para concluir, o Papa Francisco ressaltou ainda:
” Jesus ao responder ao tentador, não entra em diálogo, mas responde aos três desafios somente com a palavra de Deus. Isto nos ensina que com o diabo não se dialoga, não devemos dialogar, somente se responde a ele com a palavra de Deus.”  (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas