Gaudium news > Números no Colégio Cardinalício sofrem mudança

Números no Colégio Cardinalício sofrem mudança

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-03-2019, Gaudium Press) O aniversário do Cardeal filipino Orlando Beltran Quevedo que completou 80 anos no dia 11 de março provocou uma mudança dentro do Colégio Cardinalício: o octogenário Purpurado deixa de ser eleitor em um possível Conclave,.

Números no Colégio Cardinalício sofrem mudança.jpg

Agora o número de cardeais do Colégio Cardinalício passa a ser de 223. Deste conjunto, 122 são eleitores e 101 não votariam em um eventual conclave.

O membro mais idoso do Colégio de Cardeais é o colombiano Dom José de Jesús Pimiento Rodríguez, Arcebispo-emérito de Manizales, que vive os seus 100 anos (ele nasceu em 18 de fevereiro de 1919).

O mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que vai completar 52 anos no dia 14 deste mês de março.

Eleitores do Papa

Desde o ano 1059 os cardeais são os eleitores exclusivos do Papa. Mas, pelas normas vigentes há já algum tempo, só pode votar o Purpurado que tiver menos de 80 anos.

Atualmente, o Decano do Colégio de Cardeais é o Cardeal Angelo Sodano e o vice-Decano é o Card. Giovanni Battista Re.
O Camerlengo é o Card. Kevin Joseph Farrell.

Decano do Colégio dos Cardeais

O Decano do Colégio dos Cardeais, Deão do Colégio dos Cardeais ou Cardeal-decano é o purpurado que preside ao Sacro Colégio dos Cardeais, sendo eleito entre os seis cardeais-bispos, titulares das igrejas suburbicárias de Roma.

O decanato confere ao cardeal eleito o estatuto de primeiro entre os Príncipes da Igreja e o decano do Colégio Cardinalício é o presidente do referido colégio.

Camerlengo

O Cardeal Camerlengo é o responsável pela determinação formal da morte do Papa.

Até que o sucessor do Papa seja escolhido, o Cardeal Camerlengo serve como o Chefe de Estado atuante do Vaticano.

Porém, ele não é o responsável pelo governo da Igreja Católica durante a sede vacante, estando, por isso mesmo impossibilitado de tomar ações próprias ao Sucessor de Pedro, como por exemplo, escrever encíclicas, criar ou unir dioceses, nomear bispos, e outras funções próprias ao Papa.

Na Igreja Católica, o Camerlengo é o cardeal administrador da propriedade e receita da Santa Sé; suas responsabilidades incluem a administração fiscal do Patrimônio de São Pedro.

Os Cardeais Brasileiros

Em sua totalidade, o Brasil tem dez cardeais.

Desta dezena de purpurados, seis não são eleitores:

Dom Serafim Fernandes de Araújo, Dom José Freire Falcão, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Oscar Scheid, Dom Cláudio Hummes e Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom João Braz de Aviz, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Orani João Tempesta e Dom Sérgio da Rocha são os quatro cardeais eleitores e que teriam direito a voto em um possível Conclave. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas