Gaudium news > Dom Luiz Henrique da Silva Brito, novo Bispo da Diocese de Barra do Pirai-Volta Redonda

Dom Luiz Henrique da Silva Brito, novo Bispo da Diocese de Barra do Pirai-Volta Redonda

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-03-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 13 de março, a renúncia apresentada por Dom Francisco Biasin ao governo pastoral da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.

Dom Luiz Henrique da Silva Brito, novo Bispo da Diocese de Barra do Pirai-Volta Redonda.jpg

Para seu lugar, como novo bispo, Francisco nomeou Dom Luiz Henrique da Silva Brito que, até agora, exercia as funções de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Quem é Dom Luiz Henrique da Silva Brito

Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu na Arquidiocese de Niterói, na cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 19 de maio de 1967.

Estudos

Dom Luiz cursou filosofia no Seminário Maior Paulo VI, em Nova Iguaçu (1986) e no Seminário São José do Rio de Janeiro (1987).

Ele completou seu bacharelato em teologia no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1987-1990).

Obteve Licenciatura em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (1991-1992) e a Licenciatura em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma (2003-2005).

Sacerdote, Funções, Pastoral

Dom Luiz foi ordenado sacerdote e incardinado na Diocese de Campos em 14 de Dezembro de 1991.

Na diocese do Santíssimo Salvador dos Campos dos Goytacazes ele teve oportunidade de desempenhar os cargos de Administrador paroquial de São Sebastião em Campos dos Goytacazes; Administrador paroquial das paróquias de Santo Antônio de Pádua, Santa Helena e São Benedito; Coordenador Diocesano da Pastoral; Juiz Auditivo; Diretor Espiritual do Seminário Diocesano Maria Imaculada; Chanceler Diocesano; Moderador da Cúria Diocesana; Membro do Conselho Sacerdotal e do Colégio dos Consultores.
Ainda foi Professor na Faculdade de Filosofia de Campos e no Seminário Arquiepiscopal de Niterói.

Em 29 de fevereiro de 2012 foi nomeado Bispo titular de Zallata e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal no dia 12 de maio de 2012.

Agora, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, até agora bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas