Gaudium news > Pureza de coração: condição para se ver a Deus, diz Cantalamessa em Pregação da Quaresma

Pureza de coração: condição para se ver a Deus, diz Cantalamessa em Pregação da Quaresma

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-03-2019, Gaudium Press) O Pregador oficial da Casa Pontifícia, o franciscano capuchinho Frei Raniero Cantalamessa, na manhã desta sexta-feira (15/03), na Capela “Redemptoris Mater”, no Vaticano, deu início à pregação de Quaresma que será sobre o tema: “Voltar para dentro de si mesmo”.

Pureza de coração condição essencial para se ver a Deus, diz Cantalamessa nas Pregações da Quaresma .jpg

As pregações quaresmais são realizadas sempre nas sextas-feiras da Quaresma e delas participam o Santo Padre e toda a Cúria Roma, que concluíram, também hoje, em Ariccia, localizada nas proximidades de Roma, cinco dias de Exercícios Espirituais que foram pregados pelo abade Bernardo Francesco Maria Gianni.

“In te ipsum redi”: Voltar-se para dentro de si

Na primeira das pregações quaresmais, Frei Raniero Cantalamessa tratou do tema: “In te ipsum redi: Voltar-se para dentro de si”, extraído do pensamento de Santo Agostinho, – em continuação às reflexões do período do Advento, – sobre o salmo “A minha alma tem sede do Deus vivo”.

O Frei Capuchinho fez sua primeira pregação quaresmal afirmando que “a condição essencial para se ver a Deus é a pureza de coração”: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”.

O pregador recordou que a “pureza” tem uma grande variedade de significados na Bíblia. O Evangelho insiste, de modo particular, em dois aspectos: “retidão de intenções e pureza dos costumes”, precisou ele.

Na esfera moral, disse Cantalamessa, a “pureza” aponta, geralmente, para um comportamento desonesto na esfera da sexualidade.
Não podemos entrar em contato com Deus, que é espírito, a não ser através do nosso espírito.
O pecado não deixa ver o rosto de Deus, fazendo dele um antagonista ou inimigo, disse.

“Pureza de Costumes” e “Puros de Coração”

Neste sentido, Frei Cantalamessa comentou, não tanto sobre a pureza de costumes, mas insistiu na outra expressão: os “puros de coração”, ou seja, pureza ou retidão nas intenções, uma virtude que bate de frente com a hipocrisia.

Cantalamessa comentou que o pecado de hipocrisia quase não entra em nossos exames de consciência diários. No entanto, este é o pecado mais denunciado por Jesus nos evangelhos, recordou ele.

E o sacerdote franciscano faz uma denúncia severa ao afirmar que não parece, porém, a hipocrisia praticamente domina nossas ações no dia-a-dia:

A nossa vida é como um teatro público, uma máscara.

Esta tendência inata do homem é aumentada muito pela cultura atual, dominada por uma, como que, “civilização da imagem”: cinema, televisão, internet.

A Hipocrisia é mentira, esconde a verdade

Um famoso moralista definiu a hipocrisia como sendo “o tributo que o vício presta à virtude”, disse o Pregador da Casa Pontifícia, ameaçando, sobretudo, as pessoas piedosas e religiosas.

E ele recordou que um rabino, do tempo de Jesus, disse que 90% da hipocrisia do mundo residia em Jerusalém.

Cantalamessa afirmou ainda que a hipocrisia é mentira e esconde a verdade; é, essencialmente, falta de fé, uma forma de idolatria, que coloca o Criador em segundo plano; é também falta de caridade com o próximo, duplicidade de vida e insinceridade: “Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho para depois tirar o cisco do olho do irmão”.

Hipocrisia e Simplicidade

A palavra de Deus não se limita em condenar o vício da hipocrisia, mas nos impele também a cultivar a virtude da simplicidade:
“Sede simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.

A simplicidade é própria de quem é purificado por uma verdadeira penitência.

Por isso, o Padre Raniero Cantalamessa concluiu sua primeira pregação, pedindo ao Senhor que nos acompanhe, nesta Quaresma, no caminho da simplicidade e da transparência. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas