Gaudium news > Arcebispo de Los Angeles publica reflexão de Quaresma sobre a virtude da humildade

Arcebispo de Los Angeles publica reflexão de Quaresma sobre a virtude da humildade

Estados Unidos – Los Angeles (Segunda-feira, 18-03-2019, Gaudium Press) Dom José Gómez, Arcebispo de Los Angeles, Estados Unidos, publicou um artigo no jornal diocesano ‘Angelus News’ para convidar os fiéis locais a refletir sobre a virtude da humildade durante o tempo da Quaresma. O prelado recomendou contemplar a humildade de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe como modelo autêntico.

“A humildade é a chave que nos permite entrar no coração de Jesus Cristo. ‘Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração’, nos diz”, expôs Dom Gomez. “Quando pensamos, a ‘humildade de Deus’ é uma das verdades definidoras da nossa Fé”. Esta virtude se demonstra na Encarnação de Cristo, quando Deus mesmo se reduz à forma humana e se entrega ao serviço do homem até o extremo da morte na Cruz.

Arcebispo de Los Angeles publica reflexa?o de Quaresma sobre a virtude da humildade.jpg

O exemplo mesmo de Deus deve iluminar a vida dos fiéis. “A humildade de Deus tem o propósito de mostrar-nos uma nova forma de viver. Imitar a Jesus em sua humildade: assim é como descobrimos nossa verdadeira humanidade”, expôs o Arcebispo.

Mas assim como recomendou a prática da humildade, esclareceu que muitas vezes é mal entendida. “Não significa que devamos degradar-nos ou castigar-nos por nossos fracassos e debilidades. Não se trata de sentir-se inferior ou como se não valêssemos nada. Isso não é humildade”, ensinou Dom Gómez. “Santa Teresa de Ávila disse que a humildade é verdade. Significa saber quem somos, requer ser honestos com nós mesmos”.

Esta honestidade leva o fiel a aceitar sua condição de pecador e sua indignidade diante de Deus, como se faz no início de cada Missa. “Mas esta não é toda a verdade sobre quem somos. Em humildade sabemos que estamos quebrados, que somos débeis”, indicou. “Mas com humildade também sabemos que somos amados por Deus, e que Ele nos chama a caminhar com Jesus, a segui-lo e a compartilhar esta santidade”.

A humildade também permite aos fiéis saber que tudo o que tem é presente de Deus e ser conscientes da necessidade e da grandeza da misericórdia de Deus. “Lutar por ser agradecido nos manterá humildes. Nos fazemos mais conscientes dos dons de Deus em nossas vidas e mais conscientes de que não há nada que possamos fazer para ‘merecer’ ou ganhar seu amor”, expôs o Arcebispo. “Humildade significa saber que necessitamos de Deus, que dependemos dele para tudo. Humildade significa saber que com Deus todas as coisas são possíveis e que podemos fazer todas as coisas através da força que Ele nos dá”.

O prelado recomendou fomentar a humildade para poder estar a serviço dos demais, em particular dos mais necessitados, e para confiar sem limites na Providência de Deus como uma criança confia em seus pais. A humildade também permite a obediência a Deus e o despojo da própria vontade ante a vontade de Deus.

“Como nos dizem os santos, a humildade significa ver-nos a nós mesmos como um pincel nas mãos de um artista, confiando em seu plano, permitindo-lhe usar nossas vidas para cumprir seus propósitos”, concluiu Dom Gómez que colocou como exemplo desta virtude a Santíssima Virgem Maria. “Em sua humildade, ela se ofereceu para ser escrava de Deus. Através de sua intercessão, que Deus nos conceda a graça de sermos humildes de coração como ela o foi, e como Jesus nos chama a ser”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas