Gaudium news > Na Índia, Católicos pedem respeito pelas celebrações da Semana Santa

Na Índia, Católicos pedem respeito pelas celebrações da Semana Santa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 18-03-2019, Gaudium Press) O bispo auxiliar de Ranchi e secretário geral da Conferência Episcopal Indiana (Cbci), Dom Theodore Mascarenhas, classificou como “um fato gravíssimo” a decisão tomada por dois Territórios indianos de abolir (pela primeira vez na história da Índia) a Sexta-feira Santa como feriado nacional, informa a Agencia Missionária Ásia News.

A decisão foi adotada por duas ex-colônias portuguesas de Dadra e Nagar Haveli, e Daman e Diu, situadas na costa ocidental indiano

Na Índia, Católicos pedem respeito pelas celebrações da Semana Santa.jpeg

Discriminação religiosa

“Muito contristado” e acusando de “discriminação inequívoca” dos administradores são afirmações de Dom Mascarenhas pede a estes que “seja respeitado o sentimento religioso de cerca de 100 mil cristãos”.

O secretário dos bispos católicos julga particularmente grave a eliminação do feriado oficial pelo Estado: “na Índia somente duas datas cristãs são reconhecidas pelo diário oficial: o Natal e a Sexta-feira Santa”.

Confiança na compreensão

Dom Mascarenhas confia na compreensão de seu pedido por parte da comunidade de maioria hindu: os atos discriminatórios são obra de “poucos fundamentalistas que querem dividir o país”, explica ele.

Em que consiste a nova disposição

As autoridades classificando a celebração de Tipo 1 para tipo 2 estabeleceram que de agora em diante, diferentemente do passado, escolas e repartições públicas permanecerão abertas, obrigando assim os funcionários cristãos que queiram ausentar-se, a pedir férias.

Eleições na Quinta-feira Santa

A Asia News destaca que nos dias próximos da Semana Santa serão realizadas eleições gerais para a escolha do governo e do Congresso indiano (Lok Sabha).

Nos dois Territórios o voto está marcado para 23 de abril, terça-feira da Oitava da Páscoa. Numa carta, Dom Mascarenhas uniu sua voz ao apelo dirigido por sacerdotes e líderes religiosos às autoridades a fim de que retirem a modificação.

Registram-se dificuldades também para os cristãos do estado sul do Tmail Nadu, onde a data das eleições cai em 18 de abril, Quinta-feira Santa.

Numa carta dirigida à Comissão eleitoral da Índia, os bispos locais pedem modificação do dia da convocação às urnas, no respeito aos cristãos de todas as confissões.

O texto assinado pelo presidente do Conselho dos bispos do Tamil Nadu, o arcebispo Antony Pappusamy, ressalta o caráter inoportuno da decisão que penalizará aqueles cristãos que trabalhando no pleito eleitoral se encontrarão impossibilitados de estar nas cerimônias religiosas da Quinta-feira Santa. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas