Gaudium news > Réplica de imagem milagrosa de Nossa Senhora é obsequiada à Diocese de Nagasaki, Japão

Réplica de imagem milagrosa de Nossa Senhora é obsequiada à Diocese de Nagasaki, Japão

Japão – Nagasaki (Terça-feira, 19-03-2019, Gaudium Press) Os fiéis católicos de Nagasaki, Japão, poderão voltar a venerar uma invocação própria após 400 anos, graças a um obséquio de Dom Renato Mayugba, Bispo de Laoag, Filipinas. Trata-se da ‘Virgem Milagrosa de Badoc’, que recebeu este nome ao chegar às Filipinas após ter sido jogada ao mar pelos católicos japoneses para evitar sua profanação durante a perseguição religiosa do século XVII.

Re?plica de imagem milagrosa de Nossa Senhora e? obsequiada a? Diocese de Nagasaki.png

O prelado filipino entregou durante uma visita a Nagasaki uma pequena réplica da venerada imagem a Dom Joseph Mitsuaki Takami, Arcebispo de Nagasaki, Japão, com a esperança de que seja entronizada na Catedral ou venerada no museu dedicado aos cristãos ocultos que mantiveram a Fé durante 250 anos sem auxílio de sacerdotes nem sacramentos. “Estou aqui para promover a devoção à Virgem Milagrosa de Badoc – Nagasaki”, indicou Dom Mayugba ao entregar o obséquio. O prelado descreveu que a invocação foi recebida com uma “fervorosa boas vindas por parte dos descendentes dos cristãos ocultos”.

Frei Pedro Vivar registrou o providencial encontro da imagem japonesa nas Filipinas em 1764, descrevendo que a escultura havia sido jogada no mar por fiéis japoneses com o duplo fim de evitar sua destruição pelas mãos das autoridades e se preservar da perseguição por causa de sua Fé. Os fiéis locais, que receberam o nome de Kirishitan, enfrentavam a pena de morte se se recusassem renunciar a sua Fé e os missionários foram expulsos durante um período de isolamento total do país que se prolongou por 250 anos. Os fiéis saíram à luz após a chegada de sacerdotes franceses, que se surpreenderam ao constatar que a Fé se manteve através da recitação do Santo Rosário, o Batismo administrado pelos membros das famílias e as profecias sobre o retorno dos sacerdotes e como reconhecê-los graças ao celibato, o reconhecimento da autoridade do Papa e a devoção à Santíssima Virgem Maria.

A Virgem Milagrosa de Badoc recebeu a solene Coroação Pontifícia pelas mãos do Cardeal Luis Antonio Tagle e o Cardeal Orlando Quevedo no dia 31 de maio de 2018, enquanto que em fevereiro de 2019 o templo de Badoc foi elevado à dignidade de Basílica Menor em uma cerimônia na qual esteve presente o Arcebispo de Osaka, Japão, Cardeal Thomas Aquinas Manyo Maeda. Durante a visita do prelado filipino, Dom Mitsuaki Takami destacou os muitos vínculos entre os católicos de Filipinas e Japão, citando como exemplo a Virgem Milagrosa. Espera-se que este contato seja o primeiro passo de uma relação especial entre as Dioceses de Laoag e Nagasaki. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas