Gaudium news > Hospital do Papa completa 150 anos de fundação

Hospital do Papa completa 150 anos de fundação

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 20-03-2019, Gaudium Press) O Hospital Pediátrico Bambino Gesù, também conhecido como o ‘Hospital do Papa’, completou 150 anos de fundação. Na época de sua inauguração, ocorrida em Roma no dia 19 de março de 1869, as instalações do Hospital Bambino Gesù consistiam em uma pequena sala próxima ao rio Tibre, onde dois médicos e um grupo de religiosas cuidavam de crianças doentes.

Hospital do Papa completa 150 anos de fundac?a?o.png

Desde sua fundação, o Hospital Bambino Gesù oferece sua contribuição para o crescimento da saúde italiana, sendo o primeiro hospital pediátrico italiano, garantindo o acesso dos menores doentes aos tratamentos e desenvolvendo seu compromisso com a pesquisa científica. Atualmente este centro pediátrico é uma referência mundial.

O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, ressaltou que “olhar para o passado e narrar a própria história é indispensável para se manter a identidade viva, fortalecer a unidade dentro de uma comunidade e promover um sentimento de pertença em seus membros”.

Segundo o purpurado, o papel do Hospital Bambino Gesù de Roma está contido essencialmente no capítulo 25 do Evangelho de São Mateus: ‘Estava enfermo e me visitastes’. “Visitar os doentes é uma das obras de misericórdia corporais, uma das obras de amor que deve caracterizar o estilo dos cristãos, individualmente, e também da comunidade cristã”, explicou.

Esta obra de misericórdia foi colocada em prática pela Igreja Católica de muitas formas, dentre as quais se destacam a criação de hospitais e outras instituições de saúde “como um sinal de sua atenção constante aos desafios da pessoa humana, em particular, dos mais fracos e mais vulneráveis”.

O Cardeal Parolin afirma que são necessários “olhos para ver, para ser consciente, para perceber e são necessários olhos para prevenir, para socorrer, para ajudar, não apenas com atos esporádicos de beneficência, mas realizando obras capazes de interpretar e responder no presente às exigências dos mais necessitados e de projetar-se ao futuro”.

“O Hospital é uma expressão da Igreja Católica, cujo horizonte é, por definição, universal. Se o nosso olhar não estivesse voltado para as periferias do mundo, não responderíamos à nossa vocação”, concluiu o Cardeal Parolin. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas