Gaudium news > Scala Sancta de Roma terá degraus expostos para veneração

Scala Sancta de Roma terá degraus expostos para veneração

Itália – Roma (Quarta-feira, 20-03-2019, Gaudium Press) Pela primeira vez em 300 anos, os passos da ‘Scala Sancta’ ou ‘Scala Pilati’, pelos quais, segundo a tradição Cristo subiu no dia de sua condenação à morte no pretório de Pôncio Pilatos, serão revelados para a veneração dos fiéis. A extraordinária oportunidade se estenderá durante 40 dias a partir de 11 de abril, quando a escada será abençoada por ocasião da conclusão da restauração dos afrescos que a rodeiam.

Scala Sancta de Roma tera? degraus expostos revelados para venerac?a?o.jpg

“É uma ocasião extraordinária para tocar os mesmos passos que Jesus e ser testemunha da Fé de todas as demais pessoas que vieram antes que nós”, expressou ao ‘The Tablet’ o Reitor do Santuário, Padre Francesco Guerra. A visita à Scala Sancta “é uma forma concreta de nos vincular com aqueles que vieram antes de nós na história e na Fé, que nos transmitiram a Fé”.

Normalmente, os peregrinos que visitam a Scala Sancta pisam uns degraus de madeira dispostos como proteção da pedra original que apresenta um notável desgaste depois de séculos de peregrinações. As proteções foram instaladas em 1723 e serão também submetidas a um processo de restauração, pelo qual a pedra de mármore original ficará exposta temporariamente.

Os restauradores manifestaram seu assombro pelo grau de desgaste da escada no momento de analisar a estrutura de madeira. A profundidade das marcas dos passos dos peregrinos é um inegável testemunho de devoção e Fé ao longo do tempo. Debaixo dos degraus de madeira, os trabalhadores encontraram pequenas notas e estampas de oração, além de alguns objetos caídos ao longo dos anos.

A escada está aberta ao público geral em um Santuário construído por ordem do Papa Sixto V desde finais da década de 1580, e o corredor foi ricamente decorado com afrescos para ajudar a devoção dos peregrinos. A tradição afirma que a mãe do imperador Constantino, Santa Helena, fez trazer a escada de Jerusalém até Roma no ano de 326. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas