Gaudium news > Bispos do Peru apóiam medidas contra o aborto

Bispos do Peru apóiam medidas contra o aborto

(Segunda, 26-10-2009, Gaudium Press) O Presidente da Comissão de Família, Infância e Vida da Conferência Episcopal Peruana, Dom José Antônio Eguren se pronunciou a respeito da decisão do Tribunal Constitucional que optou por defender a vida desde a concepção ao pedir que a pílula do dia seguinte não seja distribuída nos estabelecimentos de saúde.

Dom Eguren disse que o Tribunal “reafirmou o amparo do direito à vida desde a concepção, conforme estabelece a Constituição peruana e afirmou enfaticamente que a vida não deve ser ameaçada desde o seu início e em nenhum momento de sua existência”.

O presidente da Comissão de Família, Infância e Vida da CEP destacou “a valentia dos magistrados que têm feito prevalecer o direito e o sentido comum: em caso de dúvida, ou ameaça, deve-se optar por defender a vida humana”. Segundo Dom Eguren “esta medida protege o direito à informação das mulheres e conseqüentemente seu direito a escolher livremente e se não pode haver o direito da escolha quando existe um grave defeito na informação que recebem é ainda mais grave, principalmente nos casos de mulheres com baixo poder aquisitivo ou com baixa educação”.

O Cardeal Dom Juan Luís Cipriani, Arcebispo de Lima, também se manifestou sobre o tema e saudou a decisão afirmando que “foi extremamente honesta e diz com claridade aqueles aspectos pelos quais se tomou a decisão”.

Segundo Dom Cipriani “não podemos apoiar um método abortivo e é preciso forjar um país mais unido, onde se defenda a liberdade de expressão de todos, e não se desqualifique nem se insulte a quem pensa de modo distinto, pois assim não se fortalece nem a democracia nem o Estado de Direito”.

No último dia 20 de outubro, um grupo de parlamentares aprovou um projeto de lei que pretende descriminalizar o aborto eugênico e o aborto em casos de estupro. Por conta deste projeto, as ruas da capital Lima foram tomadas por grupos de manifestantes anti-aborto e pró-vida. A decisão sobre a aprovação deste projeto ainda será submetida ao presidente do Congresso que vai decidir se será apresentada ao plenário para a votação final ou se será apresentada a uma Comissão de Justiça.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas