Gaudium news > “Jornadas de Teologia”, nos Açores, tem como tema “arte, expressão que transcende”

“Jornadas de Teologia”, nos Açores, tem como tema “arte, expressão que transcende”

Angra do Heroísmo – Açores (Quinta-feira, 21-03-2019, Gaudium Press) A Diocese de Angra, nos Açores, através de seu site ‘Igreja Açores” comunica a realização até o dia 22 deste mês serão realizadas as “Jornadas de Teologia dos Açores”.

Jornadas de Teologia nos Açores, tem como tema arte, expressão que transcende.jpg

A Jornada deste trata da temática ‘Arte, Expressão que transcende’, procurando colocar em diálogo cultura, religião e fé.

O evento que terá a duração de três dias terminando na sexta-feira, 22/03, é uma promoção do Seminário Episcopal da Diocese de Angra e será realizado no salão do mesmo Seminário, com encontros realizados sempre às 20h00.

O reitor do Seminário Padre Helder Miranda afirmou pelo site que “A arte assume-se sempre como algo de irrepetível e como tal, muitas vezes, também apela, através do sublime, à transcendência e ao divino”.

O sacerdote afirmou que a arte “é uma janela de oportunidades para o anúncio da fé cristã”.
Padre Helder afirmou que é esse diálogo, entre a arte e a fé, que não se pode “perder de vista”. Por isso foi escolhido para a 3.ª Jornada de Teologia da diocese do arquipélago dos Açores o tema ‘Arte, expressão que transcende’.

Desenvolvimento da Jornada

Logo no início da jornada foi apresentado o Volume II da Revista Fórum Teológico XXI e em seguida falou o bispo de Angra, D. João Lavrador, que é também presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Ainda na quarta-feira, os participantes ouviram Joaquim Félix falar sobre ‘Desafios contemporâneos à arte litúrgica’, e assistir a uma exposição sobre arte litúrgica, levada avante por Marta Bretão, que é também professora no Seminário diocesano.

Nesta quinta-feira, o primeiro tema a ser apresentado pelo padre Cipriano Pacheco será a ‘A estética e mística em São Tomás de Aquino’ e, depois, o padre Alexandre Palma, professor na Universidade Católica de Lisboa e sacerdote do Patriarcado, fala sobre ‘Estética e Teologia. Contexto, fundamentos e desafios’.

No terceiro e último dia das Jornadas de Teologia dos Açores terá Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, desenvolvendo o tema ‘Sanctarum Imaginum, entre o Homem e o Divino: reflexões sobre algumas diretrizes pastorais na Idade Moderna’.

Ainda na sexta-feira, antes do encerramento musical que vai ser de responsabilidade da Academia de São Tomás de Aquino, faz parte do programa a conferência ‘Temporalidade e Transcendência na Música Sacra: A Difícil Mediação’, desenvolvida pelo musicólogo Rui Vieira Nery, antigo secretário de Estado da Cultura português. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas