Gaudium news > Seminário da CNBB lembrará 30 anos da Conferência de Puebla

Seminário da CNBB lembrará 30 anos da Conferência de Puebla

São Paulo (Terça, 27-10-2009, Gaudium Press) O Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá promover entre os dias 4 e 6 de dezembro um seminário especial para discutir a inserção dos jovens no meio religioso. “De Puebla a Aparecida: como a Igreja está acolhendo os jovens?” pretende fazer uma análise da evangelização na América Latina a partir da 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam), realizada em Puebla de Los Angeles, no México, que ficou conhecida por Conferência de Puebla e tinha a evangelização como tema central.

A Conferência de Puebla, realizada entre os dias 27 de janeiro e 13 de fevereiro de 1979, contou com a participação de 366 delegados, dos quais 221 eram bispos. Convocada oficialmente pelo então Papa Paulo VI sob o tema “Evangelização no presente e no futuro da América Latina”, em dezembro de 1977, a Conferência estava prevista para acontecer já no ano seguinte, mas o falecimento do pontífice e o breve pontificado de seu sucessor, João Paulo I, adiaram sua realização até 1979, quando foi inaugurada oficialmente por João Paulo I. Era a primeira vez que o Papa Karol Wojtyla pisava no continente americano.

O Seminário Nacional da CNBB sobre os 30 anos da Conferência de Puebla será realizado em Vargem Grande Paulista (SP), informou o site do episcopado brasileiro. De acordo com a CNBB, o Seminário visa a “contextualizar o caminho de 30 anos da opção pelos jovens e empobrecidos do continente; identificar e atualizar a proposta no contexto do cenário eclesial e social hoje, refletindo como a Igreja está acolhendo os jovens, de Puebla à Aparecida”.

Segundo o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, o Seminário é uma ocasião para resgatar no coração de todos a paixão pela juventude. “Faremos um resgate histórico da efetivação desta opção em nosso país a fim de vislumbrar perspectivas para motivar ainda mais a evangelização da juventude”, explica

São esperados para o encontro, informam os organizadores, bispos referenciais da juventude da CNBB, membros de pastorais de jovens, integrantes de movimentos de trabalho com jovens, coordenadores das Pastorais da Juventude, entre outros representantes eclesiais de setores que lidam com o setor.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e as vagas são limitadas. É possível obter mais informações sobre o Seminário e sobre inscrições no site www.puebla.com.br ou por meio do email [email protected].

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas