Gaudium news > Mais de 3 mil jovens celebraram o Dia Nacional da Juventude em Maringá

Mais de 3 mil jovens celebraram o Dia Nacional da Juventude em Maringá

Maringá (Terça, 27-10-2009, Gaudium Press) Milhares de jovens se reuniram no domingo (25) em Maringá, no Estado do Paraná, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Nem a previsão de chuva espantou as pessoas de participarem do evento, que proporcionou momentos de oração, festa e denúncia contra a violência à juventude.

Aproximadamente 3 mil pessoas estiveram presentes na missa presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. Os jovens vibraram com a celebração e com as palavras do bispo, que motivou a união para a construção da paz. “Juntos é que vamos construir a paz que queremos, pois sozinhos não podemos nada”, exortou o religioso.

De acordo com Renata Requena, coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude, o encontro também foi marcado por uma iniciativa da Igreja para dialogar com os jovens. No final da missa, dom Anuar lançou uma carta à juventude. No documento, o bispo deixa o seu e-mail e um endereço postal para cada jovem que desejar responder a carta.

Em seguida foi realizada uma caminhada pela paz. A multidão, animada por um trio elétrico com música ao vivo, saiu em procissão pela Avenida Brasil, uma das principais da cidade. A manifestação pedia paz e protestava contra os índices de violência e os discursos da sociedade que tem matado e criminalizado a juventude.

No meio da caminhada houve uma parada e um momento para reflexão do tema “Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida”. Após ouvir relatos de assassinatos de jovens ocorridos na cidade, a multidão foi surpreendida com espelhos onde cada um podia ver seu rosto e ao mesmo tempo ouvir a locução dizer que “poderia ser você, qualquer um de vocês”.

No show de encerramento do evento, a ONG Ceducarte, que trabalha com jovens e adolescentes na periferia de Maringá, e o grupo Fogança, da Universidade Estadual da cidade, realizaram apresentações de danças que empolgaram o público. “Foi um dia lindo”, resumiu Requena. “Esse dia só foi possível porque sonhamos, acreditamos e ousamos juntos”, completou a coordenadora.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas