Gaudium news > Roma: Papa visita o Capitólio

Roma: Papa visita o Capitólio

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 26-03-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco dedicou a Roma sua manhã desta terça-feira. Ele visitou o Capitólio, sede da Prefeitura de Roma, onde foi recebido pela prefeita romana Virginia Raggi com quem manteve um cordial colóquio privado.

Roma- Papa visita o Capitólio.jpg

Francisco pode, desde o Gabinete da Prefeita, ver, descortinado diante de si, o panorama histórico dos Foros Romanos, além de outros pontos históricos da Cidade Eterna.

Os funcionários da Prefeitura puderam também cumprimentar o Papa que os presenteou com exemplares de seu livro “Repensar o futuro”, onde Francisco compila seus discursos sobre a Europa.

O Pontífice assinou o livro de ouro de visitantes do Capitólio para, em seguida, ele e a prefeita pronunciarem seus discursos.

Roma para Francisco

Francisco elogiou a Cidade Eterna enaltecendo sua história e seu glorioso passado:
“Roma, no decorrer dos seus quase 2.800 anos de história, soube acolher e integrar diversas populações e pessoas provenientes de diferentes partes do mundo”, seu rico patrimônio artístico, cultural e religioso fez da cidade meta de vistas de povos de todo o mundo.

Para o Ppapa, “A ‘Cidade eterna’ é como um enorme cofre de tesouros espirituais, históricos, artísticos e institucionais e, ao mesmo tempo, é o local habitado por cerca de três milhões de pessoas, que são a honra e a fadiga de cada administrador, de quem quer que se empenhe pelo bem comum da cidade. “

Referindo-se ao Capitólio, à Cúpula de Michelangelo e ao Coliseu, o Pontífice disse que eles são os emblemas e a síntese dessa cidade que possui uma vocação universal, mas que exige uma “coragem criativa” para que tanto esplendor não se degrade.

É decisivo que Roma se mantenha à altura de sua tarefa e da sua história, que saiba ser, não obstante as atuais circunstâncias, farol de civilidade, disse o Papa.

“Roma exige e merece a real, sábia e generosa colaboração de todos”, afirmou Francisco que ainda quis incentivar e estimular Roma e os romanos:

“Roma, cidade acolhedora, é chamada a enfrentar este desafio epocal no sulco da sua nobre história; a utilizar as suas energias para acolher e integrar, para transformar tensões e problemas em oportunidades de encontro e de crescimento. Roma, fecundada pelo sangue dos mártires, saiba extrair da sua cultura, plasmada pela fé em Cristo, os recursos de criatividade e de caridade necessárias para superar os medos. “

Maria Salus Populi Romani

Antes de o Papa regressar ao Vaticano, houve troca de presentes e a saudação aos residentes e aos funcionários da prefeitura.
Por fim, Francisco confiou todos os administradores à proteção de Maria Salus Populi Romani e dos santos padroeiros Pedro e Paulo.

“Que vocês possam ser concordes a serviço desta amada Cidade, na qual o Senhor me chamou a desempenhar meu ministério episcopal.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas